Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação/TRE

Foto: Divulgação/TRE

O voto no Brasil só é obrigatório a partir dos 18 anos de idade. Mas não é por isso que os jovens com 16 e 17 anos deixam passar batido este importante compromisso com a democracia. Apesar da participação nas urnas ser facultativa nesta faixa etária, o País conta hoje com 1,3 milhão de jovens eleitores, aptos a votar. No Tocantins, são mais de 15 mil com idade entre 16 e 18 anos. 

Futuros eleitores; jovens que enxergam no título mais do que um simples documento.  Esta turma quer participar ativamente do processo eleitoral e colaborar nas decisões que interferem no futuro do País. “Com o título estarei participando ativamente das tomadas de decisão no país e poderei exercer o meu papel de cidadania. É por meio do voto que escolhemos quem estará representando o país pelos próximos anos”, afirmou o estudante Edvaldo Nunes, de 16 anos.

Kauan de Araújo também acredita no poder do voto e, mesmo não sendo obrigado a votar, já quer participar das próximas eleições como eleitor. “Acredito que o ato de votar faz parte do papel de cidadão. O título de eleitor é muito importante porque nos permite participar das decisões políticas do lugar em que vivemos, sejam elas municipais, regionais ou nacionais”, disse.

Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto para os eleitores de 16 e 17 anos é facultativo. Assim, ainda que tenham o título de eleitor, esses jovens não são obrigados a votar, nem sofrerão sanção caso não compareçam à votação.

#SeuVotoTemSuperPoderes

Nas últimas eleições, realizadas em outubro de 2018, o número de eleitores jovens com voto facultativo representou 0,95% do eleitorado brasileiro. Para que esta porcentagem seja mais expressiva em 2020, a Justiça Eleitoral realizada de hoje (25/11) a sexta-feira (29/11) a Semana do Jovem Eleitor, com o objetivo de conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto e incentivar o comparecimento aos cartórios eleitorais para emissão do título de eleitor.

No Tocantins, a semana será de mutirão de visitas a escolas e mobilização dos jovens nas redes sociais. Em Gurupi, sede da 2ª Zona Eleitoral, os estudantes do Ensino Médio serão atendidos em horário especial: das 8 às 18 horas; e em Araguaína, o cartório eleitoral da 1ª Zona Eleitoral também está mobilizado para receber a adesão de novos eleitores. Ainda segundo Amilton Brasileiro, chefe de cartório de Araguaína, a partir de terça-feira (26/11), serão realizadas mobilizações nas escolas da região Norte. “ Acho importante essa participação do jovem eleitor no processo eleitoral, porque é um momento de despertar para a participação da vida política, de observar o contexto e aquilo que o afeta no dia a dia”, destacou.

Em Palmas, a mobilização segue nas unidades escolares, assim como nas demais zonas eleitorais do estado, que estão empenhados em promover o alistamento dos jovens eleitores. 

Agentes da Democracia

O trabalho educativo, de conscientização junto aos estudantes, é realizado constantemente por meio do projeto Agentes da Democracia, que vai às escolas promover palestras, bate-papo e jogos interativos com os alunos; além de oferecer os serviços de cartório para emissão do título de eleitor. Com a ajuda do projeto permanente, somente no primeiro semestre do ano 700 novos eleitores na faixa etária de16 e 17 anos foram alistados na Capital (29ª Zona Eleitoral). “Durante o semestre contamos com a parceria da Escola Judiciária Eleitoral, que atuou realizando palestras e jogos educativos sobre o processo político; e em todas as escolas visitadas, instalamos postos de alistamento de eleitores”, explicou Geraldo Gomes Neto, chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral.