Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Núcleo Regional do Procon de Araguaína, em parceria com OAB, seccional de Araguaína, Faculdade de Ciências do Tocantins( Facit), Centro Universitário (UNITPAC), Universidade Católica e Colégio Santa Cruz iniciam nesta quarta-feira, 27, o projeto  "Procon itinerante nos bairros". A primeira etapa do projeto será realizada na Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas, no setor Maracanã, das 16 às 20h.

Um dos objetivos do projeto é reduzir as diferenças entre as diversas realidades sociais do município, proporcionando às comunidades acesso mais facilitado aos serviços disponíveis. A iniciativa também visa oportunizar os alunos das instituições envolvidas a vivenciarem, na prática, as demandas de suas futuras profissões. A integração das instituições de ensino superior com a população é também uma das finalidades da proposta.

As comunidades terão acesso aos serviços de saúde, educação, orientações consumeristas, palestras e fiscalizações preventivas nos estabelecimentos comerciais dos bairros onde as ações serão realizadas. Para dinamizar o atendimento, será realizada uma triagem no local de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O gerente do Núcleo Regional do Procon em Araguaína, Manoel Messias Moreira Brito, idealizador do projeto, acredita que iniciativa vai beneficiar consideravelmente as comunidades bem como toda a sociedade araguainense. A distância, de acordo com Manoel Messias, na maioria das vezes, dificulta as comunidades de terem acesso aos serviços, causando diferentes realidades para a gestão pública administrar.

“Acredito que os projetos sociais são modelos de transformação e são por intermédio de medidas como esta, que vai ao encontro da população, é possível transformar uma realidade, principalmente de crianças e adolescentes”, destacou.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacou que as iniciativas sociais são de extrema relevância, uma vez que elas aconteçam de forma coordenada e contínua. “O acesso aos serviços além de ser um direito de todo o cidadão é o meio de contribuir com a sua formação. A cidadania é sem dúvida um dos principais caminhos para impactar de forma positiva as comunidades, as cidades e o País, concluiu.

Serviços e atendimento

O Procon atenderá o público com palestra de orientação ao consumidor além de realizar fiscalização no setor que irá preventiva junto ao comércio local.

Já os acadêmicos de odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) farão atendimento básico odontológico e os acadêmicos de medicina veterinária atuarão com atendimento aos animais de pequeno porte do setor. Na área da psicologia, os acadêmicos da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) farão atendimentos e orientações à comunidade.

O Centro Universitário (UNITPAC) por meio dos acadêmicos de medicina irão orientar a comunidade sobre a prevenção de pequenos acidentes, e os acadêmicos de enfermagem farão testes de glicemia e aferição de pressão. 

No atendimento jurídico, o Procon contará com a parceria da OAB seccional de Araguaína para orientação  sobre seus direitos. Com o intuito de aproximar a cultura das comunidades, a Banda Mirim do Colégio Santa Cruz além de se apresentar, falará sobre música e instrumentos musicais com as crianças e adolescentes.

Projeto

A elaboração do projeto "Procon itinerante nos bairros", ainda contou com a participação dos servidores: Neidivaldo Ribeiro dos Santos, Renata Aguiar de  Vasconcelos, Franklin Rodrigues Sousa Lima, Philippe Alexandre Bitencourt, Grace Anne Lucena Souza e João Antônio Moreira.