Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O vice-governador Wanderlei Barbosa prestigiou na noite dessa quinta-feira, 28, as comemorações dos 30 anos do Judiciário tocantinense e do 50º Encontro do Colégio de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), no Salão do Tribunal Pleno, em Palmas.

Wanderlei Barbosa parabenizou o Judiciário tocantinense destacando o crescimento dos últimos anos. “Um dos avanços mais importantes que o Judiciário tocantinense teve nesse período foi o aparelhamento em tecnologias, posto que nosso Estado possui um dos mais modernos sistemas de acesso a processos judiciais, como por exemplo, o sistema e-proc. Parabenizo os integrantes do Poder Judiciário tocantinense, sempre incansáveis na busca pela justiça”, afirmou o Vice-governador.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, resgatar a memória do Judiciário fortalece a instituição. “Nesta celebração é fundamental prestigiar a memória, pois se traduz em um dos alicerces que dá sentido à vida e às conquistas. Preservar e resgatar a memória do Poder Judiciário é não apenas mantê-la viva, mas fortalecer a nossa instituição”, ponderou o presidente Helvécio Maia.

Já o diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Antony Villas Boas, falou da  importância do aperfeiçoamento dos servidores e magistrados, refletido no trabalho prestado ao cidadão. “Nessa perspectiva de reivindicação que o Poder Judiciário evidentemente passa, e eu não poderia deixar de me referir a isso, o Copedem tem relevante papel, notadamente na última década, acerca do aperfeiçoamento dos serviços públicos do Poder Judiciário e da alta qualidade da jurisdição prestada por seus juízes de todo o Poder Judiciário Nacional, inclusive na jurisdição eleitoral, federal, militar e na Justiça do Trabalho com o qual atuamos cooperativamente durante mais de uma década”.

Representando o governador Mauro Carlesse, Wanderlei Barbosa recebeu o Medalhão de 30 Anos, juntos com outras autoridades.

No momento, também ocorreu o descerramento de placa. O aniversário de três décadas do Judiciário também teve como destaque a abertura da Exposição dos 30 Anos e a apresentação do Coral Municipal de Palmas.

Presenças 

Também estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade, a vice-presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional do Tocantins, Gedeon Pitaluga, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, e demais autoridades.