Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/CBM

Foto: Divulgação/CBM

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, estima que 80% dos objetivos traçados para 2019, foram alcançados pela corporação. Os dados fazem parte de um relatório enviado ao governador Mauro Carlesse, onde o coronel lista as ações executadas e as que ainda estão em andamento sob seu comando.

No documento constam informações sobre todo o Corpo de Bombeiros Militar, abrangendo o Quartel do Comando Geral (QCG), Defesa Civil Estadual, Batalhões e Companhias, e, segundo argumenta o comandante, as demais partes no plano de ação que não foram executadas, se devem a fatores externos à gestão do CBM-TO, a exemplo de falta de recursos financeiros ou de efetivo.

Todavia, o comandante geral reconhece como necessárias as ações do governo Mauro Carlesse para enquadrar o estado na Lei de Responsabilidade Fiscal, “Como a meta do Governo Estadual está sendo cumprida, teremos a possibilidade de maior investimento a partir de 2020 em políticas públicas e sociais, especialmente no campo da defesa civil estadual, possibilitando que as metas de 2019 não atendidas possam obter êxito no ano vindouro”, disse o comandante no documento ao governador.

E acrescentou: “Em contrapartida, conseguimos executar metas que não estavam no plano inicialmente, mas que, devido à necessidade, foram incluídas e efetivadas posteriormente”.

O relatório do comando tem nove páginas e relaciona todas as ações executadas e as que estão em andamento. Dividido em subtítulos, o texto relaciona o que cada tipo de área, como Projetos Sociais e Institucionais, Medidas Econômicas, Assuntos Jurídicos, Assuntos Operacionais, Diretrizes de Ensino, Resultados Esperados e ainda discorre sobre as ações realizadas além do Plano de Metas 2019.

Destaques

Entre as metas batidas no período, no item Projetos Sociais e Institucionais, estão: continuidade ao Projeto Colégio Esportivo Militar (CEMIL), no Setor Bertaville, que atende com formação pedagógica, disciplinar e esportiva 1.200 alunos; Projeto de Saúde Preventiva do Bombeiro Militar; Manutenção de Viaturas; Campanha de prevenção de afogamentos em praias durante o Carnaval; 15ª Corridinha do Fogo (Araguatins); 21º Projeto Social Bombeiros em Ação, (Araguatins); 16ª Corridinha do Fogo (Palmas); 22ª Projeto Social Bombeiros em Ação (Palmas); Campanha de Temporada de Praia; Campanha de Prevenção das Queimadas; 17ª Corridinha do Fogo (Gurupi); 23ª Projeto Social Bombeiros em Ação (Gurupi); Projeto Bombeiro Mirim; Construção e reformas de Unidades do CBMTO, com a construção do QCG em processo de licitação.

Assuntos Jurídicos: Revisão da Legislação do CBMTO junto ao Comando e Comissões; Digitalização de Procedimentos Administrativos que já se encontram concluídos e arquivados; Padronização e Elaboração do Caderno de Instruções; Informatização do Sistema de PPCIP através do PREVITO; Levantamento Operacional das demandas de atendimento para a Operação Praia; estruturação e qualificação do efetivo para atendimento à Operação Praia; realização dos dias “D” de prevenção e combate às queimadas; Capacitação das brigadas de combate a incêndio; continuação na elaboração dos planos de contingências de barragens.

Diretoria de Ensino: Curso de Atendimento Pré-Hospitalar – Instrutor; Curso de Atendimento Pré-Hospitalar – Básico (Palmas); Curso de Mergulho Autônomo (CMault); Estágio de Salvamento em Altura (Esalt), entre outros.