Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elias Oliveira

O governador do Estado, Mauro Carlesse, o vice-governador, Wanderlei Barbosa, e a secretária da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, entregaram na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, 49 kits Banda, com instrumentos musicais que serão utilizados pelas unidades escolares que possuem bandas de percussão ou fanfarras.

Os kits composto por trompetes, trompas de marcha, trombones, caixas tenor de marcha, bumbo de marcha, par de pratos, euphonium, tuba ¾ foram entregues aos diretores regionais de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

A secretária Adriana Aguiar destacou a alegria do momento. “Esses instrumentos fazem parte da educação para a vida. É mais uma alternativa para o ensino além dos conteúdos básicos ou dos conhecimentos científicos. A música proporciona a socialização, a convivência e desenvolve novas habilidades e percepções”, ressaltou.

A ação foi contemplada no Plano de Ações Articuladas (PAR), que disponibilizou recursos no valor de R$ 870.000,00, provenientes de convênio celebrado entre a Seduc, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação.

Adriana esclareceu que esses 49 kits vão revitalizar os projetos de música desenvolvidos pelas escolas, e que a próxima ação será fazer um levantamento sobre as unidades escolares que já possuem instrumentos. “Pretendemos fazer uma integração entre as unidades escolares para que esses projetos musicais atendam o maior número de estudantes”, comentou.

O governador Mauro Carlesse frisou o desenvolvimento dos talentos. “Estamos renovando os instrumentos das escolas, para que tenhamos bandas e fanfarras que ajudam no desenvolvimento dos estudantes, porque consideramos essa educação para a vida como o maior investimento que devemos fazer”, explicou. O governador falou da necessidade de criar alternativas para que o professor se sinta valorizando, tendo disponíveis instrumentos pedagógicos.

A diretora regional de Guaraí, Ruthcleia Pereira de Sousa Lopes, ressaltou a aprendizagem. “É importante incentivar as escolas a desenvolverem atividades musicais. Os instrumentos serão fundamentais para as instituições de ensino desenvolverem habilidades, tendo como foco essa educação de qualidade. E a escola poder contar com bandas ou fanfarras é uma forma de contribuir para a formação mais completa dos estudantes; ajuda na concentração, na disciplina e  no trabalho coletivo”, comentou.

Ademildes José da Mata, diretor regional de Dianópolis, também comentou sobre os kits Banda. “É extremamente importante para a escola receber esses instrumentos, para desenvolver atividades que desenvolvam a inteligência musical. A unidade escolar poder contar com instrumentos para formar uma banda ou fanfarra, que é muito importante, principalmente, nas escolas das cidades do interior, onde os estudantes contam com pouca ou nenhuma atividade musical”, revelou.

O diretor do Colégio Estadual São José, de Palmas, José Antônio Aguiar Gama, disse que estava muito feliz. A unidade de ensino faz parte do Projeto Escola Jovem em Ação, onde os estudantes são os principais protagonistas do processo educacional. “Os estudantes do Clube de Música vão ser os protagonistas dessa ação, eles vão cuidar dos instrumentos, são responsáveis pelos ensaios, pela aprendizagem musical. Nós comemoramos o sucesso desses estudantes, que já receberam diversos prêmios com apresentações culturais”, contou.

O estudante Felipe Silva, 16 anos, da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, participa da fanfarra da escola, e comemorou a unidade escolar ter sido contemplada com os instrumentos. “Atuar nas bandas nos ajuda a termos concentração e a ter mais interesse pelas atividades da escola”, contou.

Ray Costa Santos, 13 anos, da Escola Estadual Maria dos Reis, localizada em Taquari, que tem uma Banda de Percussão premiada, destacou as aprendizagens. “Eu ficava nas ruas nas horas vagas, há seis meses, passei a fazer parte da banda da escola, e minha vida transformou. Passamos a realizar apresentações em várias cidades e, a cada dia, queremos aprender e nos aperfeiçoar ainda mais”, esclareceu.