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Estado

Foto: Morgana Taíse

Foto: Morgana Taíse

Com a finalidade de promover ações de serviço e o compromisso de um atendimento de qualidade a segurados e beneficiários, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) realizou ao longo de 2019 ações significativas, todas voltadas para servidores ativo e inativo do Instituto.

De janeiro a novembro, o número de solicitações de aposentadoria devido à aprovação da Reforma da Previdência teve um aumento significativo, mais de 7,4 mil pedidos foram registrados pelo Órgão. Só no mês de novembro, 381 aposentadorias foram concedidas.

Faltando apenas um mês para finalizar o ano, 1.702 benefícios foram concedidos, totalizando uma média mensal de 154 benefícios conferidos; seja aposentadoria por invalidez; aposentadoria por tempo de contribuição; aposentadoria por idade; aposentadoria compulsória; pensão por morte; reserva e reforma. O Igeprev conta com mais de 14,7 mil beneficiários, aposentados e pensionistas.

Já o número de processos protocolados com outras demandas previdenciárias e que deram entrada no Igeprev de janeiro a novembro, soma mais de 9 mil processos, uma média de 800 por mês.

No atendimento presencial, foi registrada uma média mensal de mais de 1,1 mil atendimentos, desde solicitações de aposentadoria; abono de permanência; inclusão de dependentes; Certidão de Vinculação Previdenciária (CTC); entre outros serviços oferecidos.

Gestão

Por ser uma gestão comprometida com o segurado, para este mês, está prevista uma Capacitação Previdenciária interna com os servidores da área da previdência do Instituto. O curso será voltado para a nova legislação previdenciária.

Dentre as ações de destaque e voltadas para a prática na busca por melhorias na Gestão Previdenciária do Tocantins, o Governo do Tocantins, juntamente com o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), fez adesão ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União (Pró-Gestão RPPS). O Programa tem por objetivo incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos, além de dar mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O Pró-Gestão é também um programa de certificação, que terá avaliação de entidade certificadora externa, credenciada pela Secretaria de Previdência (SPREV). A certificação em determinado nível é atingida quando o Órgão demonstrar à entidade certificadora que atingiu esse nível em todas as 24 ações avaliadas, de acordo com os quatros níveis possíveis. A adesão está em vigor desde outubro desse ano.

Entre as ações inseridas dentro das três dimensões estão: Controles Internos - com oito ações que englobam um sistema de informação e avaliação da organização; Governança Corporativa - composta por dezesseis ações, que tem por finalidade assegurar que a missão institucional seja atingida; e a Educação Previdenciária - com duas ações, e que diz respeito ao conjunto de ações de capacitação, qualificação, treinamento e formação específica, relacionadas ao aperfeiçoamento da gestão e à melhoria da qualidade de vida dos segurados do RPPS.

Normas e serviços

Outro destaque fica para a revisão das Normas Processuais. Trata-se de um importante documento e manual de normas, ou seja, um instrumento que norteia como um guia o servidor, sobre como conduzir o trâmite dos documentos e processos administrativos no âmbito do Igeprev. Nele, contém uma série de conceitos e orientações acerca dos procedimentos a serem adotados em cada caso. Para segurados e beneficiários, a certeza de uma boa condução nos trâmites legais do benefício, além de mais segurança e celeridade, para garantir os direitos previdenciários.

A Carta de Serviços do Igeprev é outro importante documento produzido no Instituto e que tem como finalidade dar mais visibilidade aos serviços oferecidos. Tem como objetivo informar, ao usuário, os serviços prestados e as formas de acesso no Instituto, assegurando a celeridade e o controle dos procedimentos previdenciários, além de um atendimento mais dinâmico e humanizado. Ao todo, são mais de 20 serviços destacados no documento que compreende a Carta de Serviços.

Ação social

Para homenagear o Servidor Público Aposentado, foi realizada uma ação de saúde, em comemoração à data, em que os segurados que compareceram ao Igeprev receberam orientações preventivas, além de orientações sobre a prática saudável de exercícios físicos e a importância de cuidar da saúde física e emocional. Foram mais de 30 atendimentos presenciais e encaminhamentos de serviços gratuitos, todos direcionados ao cuidado com a saúde do servidor aposentado.

E com o intuito de contribuir com o bem-estar social nesse período natalino, em sua sétima edição, o Natal Solidário, que é uma iniciativa dos servidores do Igeprev. Já foram arrecadados mais de 3,6 mil itens que vão ser distribuídos para seis instituições e entidades filantrópicas em Palmas e Porto Nacional, no dia 9 de dezembro. Ao todo, cerca de 600 pessoas e mais de 200 famílias serão beneficiadas com a ação desse Projeto.

A Campanha fechou com um balanço bastante positivo. Foram arrecadadas mais de 200 cestas básicas de alimentos, mais de 100 kits de higiene pessoal, 100 cestas de limpeza, mais de 1,3 mil unidades de fraldas geriátricas e infantis, entre outros itens que serão distribuídos. Outro destaque do Natal Solidário foi para o incentivo à doação de sangue, que levou dezenas de doadores voluntários às unidades da Hemorrede Tocantins.

Previsão

Para 2020, o Igeprev tem como meta continuar com os trabalhos, campanhas e projetos já iniciados em 2019, além de realizar outras campanhas e projetos voltados para a valorização e bem-estar dos servidores e beneficiários, com a produção de mais informações previdenciárias, de maneira clara e de fácil acesso, para divulgação nas redes sociais, como a implantação do atendimento previdenciário por meio de uma ferramenta digital, pela Central de Atendimento previdenciário (CAP).

“Preocupado com o segurado e executando ações dentro de uma gestão integrada com o governo do Tocantins, o Igeprev caminha centrado na soma de esforços, no sentido de alcançar maior eficiência nos seus procedimentos, de modo a oferecer serviços de qualidade e em tempo hábil”, enfatiza o presidente do Instituto, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

“A equipe do Instituto é comprometida com a busca de resultados satisfatórios aos cidadãos-usuários, desde o atendimento presencial a concessão de benefícios, passando por uma regulamentação de seus procedimentos de trabalho, até a realização de eventos de valorização do servidor aposentado. Nosso objetivo maior é fazer um grande trabalho conciso em prol dos nossos beneficiários”, conclui o presidente.