Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika convocou todos os municípios do Estado a realizar ações integradas e simultâneas de controle do mosquito Aedes aegypti, no período de 2 a 6, durante a “Semana Nacional de Combate ao Aedes” que está sendo articulada, em todo País, pelo Ministério da Saúde.

A responsável da Sala Estadual de Controle do Aedes, Renata Braga informa que o Estado solicitou a todos os municípios que articulem  em suas referidas Salas Municipais de Combate ao Aedes (SMCC)  a execução das ações. “Sugerimos que sejam executadas ações educativas, de promoção e prevenção, visando ampla mobilização para o controle do vetor; intensificação das ações de inspeções domiciliares; mutirões de limpeza com o objetivo de encontrar e eliminar eventuais focos do mosquito; produção de murais informativos para divulgação das ações de combate ao Aedes, além dos cuidados básicos de prevenção; atividades lúdicas como a realização de oficinas de teatro, apresentações culturais, entre outras”, disse.

Dia D

O “Dia ‘D’ de Combate ao Aedes” será realizado no dia 6, sexta-feira, às 8h, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, onde ocorrerá exposições de trabalhos sobre a temática de combate ao Aedes, entre outras atividades. O evento é realizado pela Sala Municipal de Combate ao Aedes de Palmas em parceria com o Estado.

Dados

No Estado foram notificados este ano 14.045 casos de Dengue, aumento de 595% com relação aos casos notificados em 2018 (2.021). Já foram confirmados oito óbitos por Dengue e 136 municípios notificaram a doença este ano. Os dados de Zika vírus cresceram 134%, com 393 registros em 2019 contra 168 de 2018. Já a febre chikungunya teve um aumento menor: 38%, em 2019 foram notificados 296 e em 2018 – 215 notificações.