Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Iury Italu Medanha

Iury Italu Medanha Foto: Polícia Civil

Foto: Polícia Civil Iury Italu Medanha Iury Italu Medanha

A defesa de Iury Italu Mendanha, acusado pelo assassinato de Patrícia Aline dos Santos no ano passado, apresentou pedido de habeas corpus nessa terça-feira, 10, no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ).

O suspeito está preso há mais de um ano e aguarda julgamento. Este é um dos argumentos utilizados pela defesa no pedido de liberdade de Iury. Ele está preso na cadeia pública de Pium e deverá ser julgado por júri popular, mas a data ainda não foi marcada.

A defesa também argumenta que o acusado não apresenta risco à instrução criminal e às ordens pública e econômica. Segundo a defesa, Iury estaria sofrendo violência e  coação em sua liberdade, “por ilegalidade e abuso de poder praticado pelo Juiz da 1º Vara Criminal da comarca de Palmas”, diz o documento.

O caso

Iury Medanha é acusado pelo homicídio de Patrícia Aline em agosto do ano passado. O corpo da mulher foi encontrado em um matagal na Quadra 107 Norte em Palmas. Para cometer o crime, Iury teria contado com a ajuda de Silas Barreiro Borges dos Santos.

Os dois foram presos uma semana após o crime, em Campos Lindos, a 491 km de Palmas. Eles estavam comprando passagens para fugir do estado.  Silas responde a outras acusações, mas não é acusado de feminicídio.