Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Rodrigo Martins Eleição Caritas - Diocese de Tocantinópolis Eleição Caritas - Diocese de Tocantinópolis

A Cáritas Diocesana de Tocantinópolis realizou no último sábado, 14, na cidade de Araguaína/TO, sua III Assembleia Geral Ordinária Eletiva do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. Padres, diáconos, religiosos, membros movimentos e pastorais participaram da reunião em que foram escolhidos os conselheiros para o triênio 2020/2022, bem como o planejamento das atividades para o respectivo período.

A Cáritas Brasileira, da qual faz parte a Cáritas Diocesana de Tocantinópolis, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica. Ela atua na promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário.

Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis e presidente da Cáritas Diocesana, explica que o organismo tem como objetivo a promoção da vida em todos os seus aspectos. “A Cáritas procura manifestar nas suas atitudes, no seu trabalho, o amor de Deus, o amor da Igreja, principalmente com os grupos mais vulneráveis, no sentido de assisti-los, de acompanhá-los, de promovê-los, sempre defendendo a vida”, declarou.

Sobre a defesa da vida, o bispo reforça outro ponto importante que merece cuidado, a preservação do meio ambiente. “Junto com a vida do ser humano, a Cáritas procura promover e defender a Casa Comum, a ecologia integral que o Papa Francisco convida toda a Igreja a zelar”, explicou. “Precisamos pensar no ser humano e no habitat no ambiente onde este ser humano está vivendo”, completou.

No Tocantins, além da Diocese de Tocantinópolis, a Cáritas também está presente na Diocese de Miracema e na Arquidiocese de Palmas. Maria Istélia Coelho Folha, articuladora da Cáritas no Regional Norte 3 comemora o fortalecimento do organismo, que conta com o apoio dos bispos e o envolvimento dos leigos. “Toda uma equipe que foi bem trabalhada, sensibilizada que pode contribuir se colocar ao lado do pobre, do vulnerável, do excluído, e defendê-lo, defender a vida”, frisou

Membros Eleitos

Conselho Diretor

Presidente: Dom Giovane Pereira de Melo

Vice Presidente: Helena Mendes da Silva

1º Tesoureiro: Celismar Lima de Carvalho

2º Tesoureiro: Ilario Rodrigues

1ª Secretária: Rita Menezes da Rocha

2°Secretário: Edmundo Rodrigues Costa

Conselho Fiscal

1° Membro: José Veniro Pereira Teixeira

2º Membro: Taylane Sousa de Mesquita

3º Membro: Edileuza Raimunda Lopes Nepomuceno

Suplentes do Conselho Fiscal

1º: Leador Machado

2º: Victória Sousa Leonardo Pereira

3º: Antonio Verissimo da Conceição