Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Recepção dos policiais que executaram a Operação Hórus Divisa

Recepção dos policiais que executaram a Operação Hórus Divisa Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Recepção dos policiais que executaram a Operação Hórus Divisa Recepção dos policiais que executaram a Operação Hórus Divisa

Para garantir segurança e proporcionar tranquilidade a população, o Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar, realiza atividades de policiamento e outras voltadas à prevenção. O trabalho da corporação é realizado por meio de operações com foco em fiscalizações e abordagens a pessoas e veículos, capacitações dos policiais militares e aquisição de equipamentos, a fim de que os policiais militares atuem ininterruptamente de Norte a Sul do Tocantins, que é um dos estados mais seguros do Brasil.

O balanço dos onze primeiros meses do ano aponta a realização de mais de 50 grandes operações foram realizadas no Estado e mais de 800 operações descentralizadas que atenderam a população em datas específicas. O relatório traz ainda informações sobre apreensões, aquisição de material e equipamentos, capacitações para o efetivo e os números de crianças, adolescentes e pais atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atende os 139 municípios do estado.

Equipes CIOE, BPMA, BPMRED e BPChoque reforçaram Operação Cidade Blindada IV (Foto: Divulgação PM-TO)

Operações policiais

Com o intuito de fiscalizar, realizar blitz preventivas, abordagens a veículos e a pessoas, e assim, proporcionar segurança à população nos momentos de lazer, eventos religiosos e regionais, e em datas específicas, a PM realizou 54 operações em todo o estado, que também envolveram outros órgãos de segurança pública, como a Operação Cidade Segura, Operação Nacional Tiradentes, Operação durante o Círio de Nazaré, Policiamento Enem e Vestibular UFT, Operação Praias, Operação Hórus Divisas, Operação QSJ, Operação Carnaval, Operação Cidade Blindada e policiamento do Festejo do Senhor do Bonfim, realizados nas cidades de Natividade, Araguacema e Fortaleza do Tabocão.

A Operação Hórus Divisa realizada na região de Pequizeiro, desencadeada após ataque a carro forte foi a maior operação já desenvolvida em solo tocantinense, com emprego de mais de 200 policiais, 40 viaturas, duas aeronaves. Como resultado se obteve a contenção de seis indivíduos, os quais foram mortos ao confrontarem com disparos de arma de fogo com os policiais. Foram apreendidos dois fuzis semiautomáticos, revólver, pistola e 500 munições.

Além de, 821 operações descentralizadas que atenderam a população em shows, festejos, feiras de exposições agropecuárias, reforço de policiamento em eventos regionais, recebimentos de numerários pelos servidores públicos, de cerco e bloqueio, dentre outros. As unidades especializadas: Batalhão de Polícia de Choque, Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e Divisas (BPMRED) também foram empregados.

Apreensões

Conforme dados do Sistema Integrado de Atendimento e Despacho (SIAD), de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano, a PM realizou 401 apreensões de drogas, de 176 armas de fogo apreendidas e recuperou 671 veículos com registro de furto/roubo. Em relação a 2018, os dados indicam que houve uma redução de 20% nos furtos em residência, de 29% de roubo a veículo, de 19% de roubo a transeunte e de 22,5% em ocorrência de porte ilegal de arma de fogo. Ocorrências de violência doméstica aumentaram 11,3%.

Instrução e ensino na Polícia Militar

A PM, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e outras instituições realizou em 2019 a capacitação de 3.107 policiais militares, por meio  de 38 cursos. E mais, oito instruções de nivelamento de conhecimento nas unidades da corporação em Palmas e no interior, com 463 militares capacitados. Totalizando 3.570 profissionais dentre policiais militares do Tocantins, de outros estados, e público civil. Na corporação ainda há oito cursos em andamento ou em fase de finalização em que mais 211 profissionais estarão capacitados.

Aquisição de material e equipamentos

Foram entregues às unidades da PM  101 carabinas Imbel calibre 5,56, 44 pistolas Taurus calibre. 40, 1.459 pistolas Glock, 27 fuzis AR - 10 calibre 7,62, 32 escudos balísticos, oito mil munições calibre 7,26, mil munições calibre. 40, 300 calibre 223, 429 munições calibre 12. E ainda, 30 cartuchos de taser, 60 mil munições calibre 9 mm, 1.250 munições calibre 12 elastomeros, dois lançadores AM600, 115 espargidores, 277 granadas, 146 capacetes balísticos, 106 coletes balísticos,  seis mil itens de fardamento e 900 coturnos.

Atividades educacionais e de prevenção

 Proerd atinge a marca histórica de alcançar os 139 municípios do Tocantins (Foto: Divulgação PM-TO)

Ensinar estudantes e seus pais a conduzirem suas vidas de maneira saudável e segura, fortalecendo a cultura de paz, por meio do esforço cooperativo entre PM, escola e família, é o foco do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar.

O programa iniciou suas atividades no estado em 2002 e desde então já atendeu 443.545 crianças e adolescentes e 9.159 pais. Somente em 2019 foram 25.135 crianças e adolescentes e 2.479 em todo Estado.

Este ano o programa de caráter preventivo atingiu a marca histórica de atender os 139 municípios do estado, em virtude da garra e determinação de policiais militares/instrutores do Proerd, que mesmo atendendo em seus municípios, se deslocam para cidades vizinhas mais distantes, 36 municípios que em 2018 não foram atendidos, a fim de compartilhar o currículo do programa, trazendo informações de prevenção as drogas, cultura de não violência e valorização à vida.

Ações voltadas para prevenção foram realizadas em todo o estado como a que atendeu 30 alunos da  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Tocantinópolis, o atendimento a 22 alunos indígenas Apinajés da Aldeia Mariazinha, situada em Tocantinópolis, e 500 crianças e adolescentes atendidas em ciclo de palestras sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil  na cidade de Lagoa da Confusão.

Segundo o comandante da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras  Barbosa, “o empenho dos policiais militares e o comprometimento da corporação pode ser retratado no balanço anual que a produtividade por meio de centenas de operações que tornam nossas cidades mais seguras, não deixando de lado o trabalho preventivo da PM realizado pelo Proerd, que este ano alcançou todos os municípios do estado. Feito este pioneiro no Tocantins, pois nenhuma outra federação do país contempla 100% dos municípios. E assim, a Polícia Militar trabalha ininterruptamente em busca de uma sociedade mais justa, solidária e que priorize a cultura de paz”, conclui Jaizon Veras  Barbosa.