Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Apesar das dificuldades que assolam os municípios brasileiros, como o corte de recursos e a diminuição de receitas, a cidade de Pedro Afonso foi um dos exemplos para os municípios Tocantinenses no que diz respeito a implementação de políticas públicas e de gestão no ano de 2019. 

Com a gestão correta dos recursos e a ampliação de diversas políticas, a gestão pedroafonsina, comandada pelo prefeito Jairo Mariano, garantiu ao cidadão diversos benefícios, que foram implantados desde a melhoria de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, passando por políticas administrativas, com valorização dos profissionais e reajustes salariais, até o atendimento às comunidades rurais e o investimento em saneamento e infraestrutura. 

Apenas no ano de 2019 foram investidos em obras, distribuídas de norte a sul da cidade, mais de 4 milhões, tendo destaque a pavimentação do Setor Praça Raimunda Cavalcante, Teatro Adriana Campos, o Campo Society Domingos Santana de Oliveira, a galeria de águas pluviais e o Estádio Ricardão, o pavilhão do 3º Batalhão de Polícia Militar,  quadra poliesportiva Acetides Gonçalves Benício (Acetidão), além da pavimentação asfáltica do Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho, popular Portelinha. As obras também se estenderam na zona rural com construção de pontes, bueiros e manutenção de estradas vicinais. 

“Hoje o município vive outra realidade. A gente gosta de ver gestores assim, trabalhando em prol da comunidade!”, conta Oneide de Sousa Cruz, moradora do Setor Antônio Joaquim Martins Filho. 

Além do serviço prestado a comunidade, a gestão orçamentária e financeira do município e um dos motivos de destaque a nível nacional. De acordo o estudo elaborado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que avalia a situação das contas públicas municipais em todo o Brasil, a cidade de Pedro Afonso tem avaliação máxima em item como autonomia financeira, gastos com pessoal e investimentos no município, sendo o quarto município tocantinense com melhor avaliação das contas públicas. 

Com foco nas ações proposta no Plano Estratégico de Pedro Afonso 2018/2022, o Executivo Municipal implementou as ferramentas de gestão com um olhar com foco no atendimento das demandas da comunidade, com atenção as metas e indicadores contemplados no planejamento, elaborado juntamente com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. 

Para o prefeito Jairo Soares Mariano, o ano de 2019 foi de bons resultados. “Conseguimos levar benefícios a nossa comunidade independente das dificuldades. Mais de 80% das metas propostas para o ano foram alcançadas”, declara o gestor, que preside a Associação Tocantinenses de Município (ATM). 

Jairo afirma que a dedicação da equipe da gestão e o foco em resultado tem auxiliado na melhoria dos serviços prestados aos pedroafonsinsos. “O planejamento é organização, por isso estamos trabalhando organizado, é isso que nos permite ter otimização dos recursos públicos e consequentemente melhor prestação de serviços”. 

Já para o ano de 2020, último ano de mandato, o gestor afirma já ter metas sólidas a serem cumpridas pela gestão. “Nossa prioridade para 2020 será o asfaltamento do Setor Aeroporto II e a construção de um posto de saúde e a conclusão da creche também no setor. Queremos fazer o recapeamento das ruas ruins do centro da cidade, entregar um posto de saúde na Vila Mata Verde,  adquirir novos maquinários para a recuperação de estradas vicinais e a conclusão das galerias de água pluviais e do asfalto do Setor Maria Galvão” frisou ao ressaltar o fortalecimento das ações propostas no Planejamento Estratégico, como exemplo ser o primeiro município do Tocantins em Educação.