Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foi durante um Campeonato Interestadual em Gurupi, em 2018, jogando pelo time FlaPalmas que Carlos Araújo, de 17 anos, natural de Lajeado, Tocantins, teve um marco histórico na sua trajetória no futebol. O atleta, que já era aluno do Projeto Aprender e Crescer desde 2016, iniciativa da Associação Atlética Atenas com o apoio da Investco, Enerpeixe e Instituto EDP, foi descoberto pelo observador técnico do Cruzeiro Esporte Clube, Thiago Melo.

Em julho de 2018, Carlos foi encaminhado pelo Clube, no qual jogou nas categorias de base sub 17 e sub 20, e assinou contrato profissional no final do mesmo ano. Hoje, o atleta joga como zagueiro representando o Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, conhecida como Copinha, que teve início no dia 2 de janeiro e contará com a participação de mais de 120 times. A final da competição está marcada para acontecer no dia 25 de janeiro, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.   

Para o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Investco, PG Meirelles, apoiar iniciativas que incentivem crianças e adolescentes é um fator determinante para a transformação social. “Desde o início acreditamos que o Projeto Aprender e Crescer iria transformar a vida de muitos estudantes e é gratificante enxergar esses resultados e contemplar as suas grandes conquistas”, disse PG.

O idealizador do programa, Luiz Eduardo Machado, afirma que “a Associação está muito feliz pelo reconhecimento e resultado do Projeto Aprender e Crescer. Nosso objetivo é promover a educação por meio do esporte, pois acreditamos no futebol como fator educacional e de inclusão. Exemplo disso é a história do Carlos, um menino de Lajeado que ajudava o pai, estudava e hoje assinou contrato profissional com o Cruzeiro. Assim como ele, há alunos que já jogam no Vasco, Ponte Preta ou que fizeram testes no Flamengo e até mesmo no Internacional”. 

O Projeto 

O Projeto Aprender e Crescer contemplou em 2019 cerca de 450 estudantes do Tocantins, atuando nos municípios de Lajeado, Palmas, Paranã, Peixe e Miracema. Desde o seu início, em 2011, já foram entregues mais de três mil kits esportivos aos estudantes da rede pública. Os alunos recebem calção, camiseta, meião e chuteira.

O programa também distribui às instituições todo o material esportivo necessário para a execução do projeto, como bolas, cones e redes. Os jovens que têm interesse em participar precisam comprovar o bom desempenho escolar e frequentar as aulas de reforço oferecidas por profissionais capacitados.

IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Investco S.A.

É a responsável pela construção e operação da UHE Lajeado. Tem a potência instalada de 902,5MW. A empresa faz parte do Grupo EDP.