Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado reuniu-se nesta última quinta feira, 23, com o vice-presidente José Aníbal Lamattina, o extensionista rural de Almas, João Albuquerque Filho; e os diretores de Empreendedorismo Rural, Danilo de Azevedo Costa; de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Carlos Gomides; para ajuste das ações e das estratégias para alavancar a 6ª Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agro Sudeste), que leva o tema Bioeconomia – Da Carne ao Artesanato, e ocorre de 1° a 4 de abril,  em Almas. Entre os atrativos está a realização do Mutirão do Agrocrédito na região.

Essa iniciativa visa agilizar os processos de liberação de crédito ao médio e pequeno agricultor, e com isso garantir recursos para novos investimentos durante a feira. "Com a liberação de recurso, o produtor vai ter mais uma oportunidade de negociar e aproveitar a exposição para conhecer e aplicar novas tecnologias no campo", frisa o presidente Thiago Dourado. 

Voltada para produtores, empresas e empresários do ramo do agronegócio, técnicos da extensão rural e estudantes, a exposição tem por objetivo apresentar novas tecnologias de produção sustentáveis aliadas às práticas agrícolas. 

Na programação prévia, além das exposições de tecnologias sustentáveis, a organização adianta a realização de Dia de Campo no Abatedouro Regional Ponte Alta do Bom Jesus, que está sendo construído com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), além de rodada de palestras, cursos e minicursos, leilões, dentre outras atividades.

Bioeconomia

O tema Bioeconomia é uma discussão atual que visa fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente. Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), lançou o Programa Bioeconomia Brasil.

Esse programa busca promover a articulação de parcerias entre o poder público e o setor empresarial, para executar ações capazes de ampliar a participação dos pequenos agricultores, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e seus empreendimentos nos arranjos produtivos e econômicos que envolvam o conceito da bioeconomia.