Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação/CMP Prefeita Cinthia Ribeiro durante abertura do ano legislativo Prefeita Cinthia Ribeiro durante abertura do ano legislativo

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) participou pessoalmente da abertura oficial dos trabalhos da Câmara Municipal de Palmas/TO nesta quarta-feira, 5. O discurso da prefeita foi repleto de menções a aliados políticos que demonstram a força política da prefeita pré-candidata à reeleição, especialmente na Bancada Federal.

Em tom de pré-campanha, a prefeita iniciou com uma resposta indireta às críticas que tem recebido do grupo do ex-prefeito, e atual adversário, Carlos Amastha (PSB). “Nunca tivemos a pretensão de apagar nenhum tipo de legado, de usurpar poderes, ou de tomar espaços de quem quer que seja”, disse.

Ao destacar os feitos realizados pela gestão no ano passado, Cinthia Ribeiro não esqueceu os nomes dos aliados políticos. Mencionou os senadores Eduardo Gomes (MDB) e Kátia Abreu (PDT), que destinaram emendas para as obras do centro de convenções e praça gastronômica em Taquaruçu, e da Feira da Promessa em Taquaralto, respectivamente.

A prefeita também mencionou o deputado federal Vicentinho Júnior (PL), bem como sua aliada de primeira hora, deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM), que destinaram emendas à saúde, educação e segurança.

Finanças

Cinthia Ribeiro destacou a saúde financeira da administração pública que em 2019 teve receitas de R$ 1 bilhão e despesas de R$ 923 milhões, gerando superávit. Segundo a prefeita, 49% das despesas corresponderam a gastos com gestão de pessoas.

Segundo a gestora, foi graças a este resultado que foi possível pagar a data-base de 4,48% aos servidores públicos e ainda os índices de 12,84% e 10,27% referentes ao piso do magistério e agentes de saúde, respectivamente.

Indireta

Já no final de sua mensagem a prefeita não deixou de dirigir mais uma indireta ao seu antecessor. “Entendo que o momento exige manter as discussões no campo das ideias e não no campo pessoal, respeitando o espaço de cada um, sem agressões, provocações, porque este tempo de desrespeito às relações institucionais em Palmas acabou. É o tempo de uma marca passada, ainda recente, mas que jamais voltará”, declarou a prefeita.