Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Thiago Sá

Representantes da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) visitaram, nesta última terça-feira, 4, o projeto de irrigação São João, no município de Porto Nacional.

A visita ocorreu no período da tarde, pouco depois dos representantes da Codevasf terem se reunido com o governador Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia.

A Codesvaf é uma empresa pública vinculada ao Ministério Desenvolvimento Regional. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável. Atualmente atende a 75 mil irrigantes e desenvolve 25 projetos.

Ainda, a empresa está presente em 12 estados, desenvolve ações em 17 bacias e atende 1641 municípios. Além do Estado do Tocantins, está incorporando mais 98 municípios do Pará. No setor de irrigação tem atuado na gestão de projetos, no aprimoramento da eficiência dos sistemas, na expansão da agricultura irrigada e na implantação de gestão autossustentável.

Os visitantes conheceram o projeto São João e identificaram diversas potencialidades de interesse da sociedade, governo e economia agrícola tocantinense. A equipe da Codevasf também visitará o projeto Formoso, na região sul, e no sudeste o projeto Manoel Alves.

O diretor nacional de irrigação da Codevasf, Luiz Napoleão, disse que a receptividade por parte da equipe técnica tocantinense está sendo muito boa. “Nós estamos aqui para entender onde a Codevasf pode participar  e contribuir com esses projetos. Nesta visita podemos dizer que encontramos muita coisa positiva, muita coisa boa no projeto São João. Estão faltando só alguns ajustes que os próprios produtores e o Governo do Tocantins já detectaram. São coisas que já enfrentamos em nossos projetos”, afirmou.

Segundo a secretária da Infraestrutura, Juliana Passarin, a visita permitiu uma integração entre Seinf, técnicos da Codevasf e agricultores locais, assim como a oportunidade de observar o potencial da região para fruticultura e horticultura. “Isso possibilita e favorece o desenvolvimento de novos projetos de irrigação para a região. São parcerias fundamentais para o bom andamento de alguns segmentos. A visita é de fundamental importância, porque esse estreitamento de relações vai fazer com que esses projetos possam ser discutidos e implementados aqui, beneficiando a população”, destacou a secretária.

Além do diretor nacional, estavam presentes da equipe da Codevasf as gerentes Andrea Rachel Sousa e Arlete Rocha e, ainda, o assessor Mário Antônio.