Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A história de Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira e um drama cubano sobre imigração marcam a segunda semana de exibição da Mostra Retrospectiva 2019 de Cinema do CineSesc de Palmas, Araguaína e Gurupi. “Joaquim” (Brasil-Portugal/2017), com classificação de 16 anos, será exibido no dia 7 de fevereiro e “Os últimos dias em Havana” (Cuba-Espanha/2016), com classificação de 14 anos, no dia 08 de fevereiro, sempre às 19 horas. Informações pelo telefone (63) 3212-9915.

Confira os dois filmes, classificações, locais, datas e horários:

“Joaquim” (Brasil-Portugal/2017) – A história do que levou Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar Tiradentes, transformando-se em um importante herói e mártir nacional que veio a liderar o levante popular conhecido como a Inconfidência Mineira. O drama/biografia tem a direção de Marcelo Gomes, 1h37m de duração e a classificação é acima de 16 anos.

Palmas, Araguaína e Gurupi: 07/02 – às 19h.

“Os últimos dias em Havana” (Cuba-Espanha/2016) – Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana. O drama tem a direção de Fernando Perez, 1h33m de duração e a classificação é acima de 14 anos.

Palmas, Araguaína e Gurupi: 08/02 – às 19h.

No mês de fevereiro, o CineSesc exibirá a Mostra Retrospectiva 2019 com os dez (10) melhores filmes do ano passado. São eles: “Com amor, Van Gogh”, no dia 31 de janeiro; “Eu não sou seu negro”, no dia 1º de fevereiro (já exibidos); “Joaquim”, no dia 07; “Últimos dias em Havana”, no dia 08; “Era o Hotel Cambridge”, no dia 14; “O cidadão ilustre”, no dia 15; “David Lynch: a vida de um artista”, no dia 20; “Pendular”, no dia 21; “Numa escola de Havana”, no dia 28 (menos em Araguaína); e “Sabor da vida”, no dia 29.