Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para contribuir com estímulo ao hábito da leitura entre os brasileiros, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Nacional, apresenta em 2020 a segunda edição do projeto “Livros nas Praças”. A primeira parada da biblioteca itinerante gratuita foi em Gurupi, e agora ela chega na Praça Beira Rio, entre os dias 10 e 15 de fevereiro, das 14h às 20h.

Sucesso de público, em 2019, o projeto “Livros nas Praças” percorreu 15 cidades em três estados e atendeu cerca de 19 mil visitantes-leitores. Em uma biblioteca sobre rodas, o projeto conta com mais de 2 mil livros, entre eles, obras acessíveis, como ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 títulos em braile para adultos.

Para garantir a acessibilidade de todos os visitantes, o interior do ônibus é adaptado com cadeira de transbordo, indicadas para cadeirantes e idosos que querem ter a experiência de escolher seus títulos, e tem espaço lúdico para proporcionar um ambiente agradável ao público infanto-juvenil. Na próxima quarta-feira (12) às 15h, a escritora Tocantinense, Irma Galhardo estará no local em uma atividade de contação de histórias regionais para o público do projeto.

“Temos a missão de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que atuamos e o projeto é uma forma de estimular o hábito da leitura e de colaborar com a expansão do conhecimento. Neste ano, nossa meta é expandir o alcance do programa e ampliar o número de visitantes-leitores”, diz Paulo Nunes, Engenheiro da BRK Ambiental em Porto Nacional.

Sobre o projeto

O projeto “Livros nas Praças” é uma iniciativa aprovada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e é organizado pela produtora cultural Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental.Cada pessoa pode retirar até dois livros por vez, mediante a apresentação da carteira de identidade e comprovante de residência.