Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O recorde de altas temperaturas sendo registrados na maior parte do Brasil afeta ainda mais as cidades tocantinenses e, com o agravamento da estiagem, a Hidro Forte está realizando uma campanha de aviso aos clientes para atenção ao consumo consciente de água tratada e os cuidados necessários com as instalações internas dos imóveis para ajudar no esforço de abastecimento de todos.

Atuando em 37 municípios tocantinenses, além de cidades no Pará e Maranhão, a Hidro Forte é responsável pelos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água tratada como parte do esforço de levar mais saúde e qualidade de vida através do saneamento básico.

De acordo com Paulo Nunes, responsável pela Operação da Hidro Forte, o período de estiagem traz inúmeras dificuldades, mas a empresa buscou se atencipar e está monitorando cenários mais críticos. “Fizemos a modernização de equipamentos para garantir o abastecimento, mas o período de estiagem em áreas específicas, como o sudeste do Tocantins, sempre traz diminuição de níveis de poços utilizados para captar água e requer cuidado”, explica.

A Hidro Forte está realizando uma campanha de conscientização, com mensagens em redes sociais e disponibiliza seus canais de atendimento, como o 0800 649 2500 e o Whatsapp (63) 3028-4074 para mais orientações ou solicitações de seus clientes.

Dicas

As já conhecidas orientações para o bom uso da água são extremamente eficazes e cuidar para que o consumo em seu imóvel seja apenas o necessário pode ajudar a preservar o abastecimento de toda a comunidade.

 amos a elas:

1. Evite banhos longos 

Reduza o seu tempo de banho e ajude a economizar água e energia. Se você demora no banho 10 minutos, você gasta em torno de 90 a 180 litros de água limpa. Você pode colaborar para o menor custo no tratamento e distribuição de água.  

2. Escovando os dentes

Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água, o equivalente a três escovações. Converse com amigos e familiares para sensibilizá-los para essa mudança tão simples nos hábitos de consumo.

3. Lavando louça

Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez. Essa simples ação ajuda a evitar o desperdício.  

4. Máquinas de lavar

Uma máquina de lavar com cinco quilos de roupa gasta em média 135 litros de água. Máquinas de lavar louças e roupa devem ser usadas totalmente cheias. Com isso, a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia. Você notará uma grande diferença nas suas contas.  

5. Conserte vazamentos 

Se, de repente, a conta da água aumentar consideravelmente sem nenhum motivo aparente, procure um profissional para verificar se há vazamentos em sua casa. Assim, você contribui para haver mais água disponível.

6. Feche bem as torneiras

Uma torneira gotejando desperdiça cerca de 46 litros de água por dia. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene.

7. Não deixem as crianças brincarem com água

Apesar de divertida, a brincadeira pode passar a ideia que a água é um recurso infinito. Ensine as crianças que a água é um bem precioso e finito.