Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A vacina contra o Sarampo já está disponível na unidade de Saúde Dona Felisbela, em Lajeado. O Ministério da Saúde lançou, na última segunda-feira, a nova Campanha Nacional da Vacinação contra o Sarampo. Neste primeiro momento, as prioridades são crianças e jovens com idade entre 5 a 19 anos, que devem se vacinar até o dia 13/02. O dia ‘D’ de mobilização para vacinar a comunidade em geral está marcado para o próximo sábado, 15/03.

A campanha tem o objetivo de garantir que crianças e jovens, em faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas, recebam a vacina para evitar o risco de propagação do sarampo no país. A vacina Tríplice Viral está sendo destinada às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de ‘dose zero’ para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

A campanha busca sensibilizar a população sobre os riscos que a doença pode trazer e a técnica em Enfermagem, Eva Vieira Gonçalves, ressalta sobre a importância de se proteger. “O Sarampo é uma doença contagiosa, que vem com um quadro de infecção e afeta o corpo, principalmente a pele, do jeito que a pele fica por fora, ela fica por dentro. A doença chega a matar, por isso é muito importante se prevenir e se vacinar”, destaca.

Dados do Sarampo

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não houve óbitos até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.