Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O comércio virtual está cada vez mais atraindo consumidores pelas inúmeras facilidades oferecidas. Não é preciso enfrentar filas, receber o produto em casa, economia de tempo, inúmeras possibilidades para pesquisar preços, além de não precisar enfrentar fila e ainda ter facilidade na forma de pagamento, são algumas das vantagens de realizar as compras online. A compra pode ser realizada a qualquer hora e opções de produtos e serviços oferecidos não faltam.

Mas nem sempre a compra pela internet é uma opção segura, só em 2019, o Procon Tocantins registrou 761 atendimentos de reclamações de consumidores que tiveram problemas com compras ou outros serviços da internet. Nesta terça-feira, 11, é comemorado o Dia da Internet Segura, e o órgão de Defesa do Consumidor tem intensificado as ações de conscientização sobre os cuidados na hora de realizar uma compra.

Durante a semana assuntos como “Compras pela internet” e  Navegando na web sem riscos”, são temas do Procon Responde em rádios do Estado. “São muitas as vantagens para comprar via internet, mas precisamos estar a rede de sites maliciosos que aplicam golpes em vários consumidores”, explicou o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana.

 Fique atento as dicas e cuidados para evitar prejuízos!

- Escolha lojas com tradição de vendas online ou fornecedores que seja possível entrar em contar, por telefone ou email, e que tire todas as suas dúvidas antes da compra;

-Pesquise sobre o fornecedor, buscando a opinião de clientes anteriores;

-Verifique as medidas de segurança de dados ofertadas pela loja virtual aos seus clientes;

- Exija nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra;

- Desconfie de preços excessivamente baixos;

- Prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto para pronta-entrega;

- Pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar mal entendidos;

- Não permita que o site armazene seus dados para compras futuras;

- Se for pagar à vista, opte por boleto, uma vez que os descontos são maiores e se exige menos dados;

- Use computador próprio ou de alguém de sua confiança; evite redes abertas de wi-fi e computadores públicos para comprar pela Internet;

- Evite sites internacionais, a não ser que domine o idioma do fornecedor para ter todas as dúvidas esclarecidas antes da compra;

- Controle o impulso e evite comprar aquilo que não está precisando.

Direito de arrependimento

O Procon Tocantins, destaca ainda que o de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, ele tem o  Direito de Arrependimento, em compras realizadas pelas internet. Ou seja, ele tem o prazo de sete dias para cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. Mas é válido lembrar que os valores pagos com o frete são de responsabilidade do consumidor e o produto tem que ser devolvido em perfeito estado e com a embalagem ainda lacrada.

“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”, explicou Magno Silva, gerente de fiscalização.

Denuncie

Ao perceber qualquer irregularidade, o consumidor deve fazer a denúncia junto ao Procon  Tocantins por meio do  Disque 151, ou pelo WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840.  E Para formalizar a reclamação em um dos 11 núcleos de atendimento do órgão, é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes, como fotos, e-mails,  e demais documentos que comprovem a  compra. (Ascom Procon)