Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Em busca da organização da rede de assistência à saúde do Estado do Tocantins, para manejo correto e tratamento de possíveis casos do novo coronavírus, agora denominado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de COVID – 2019 a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta quarta-feira, 12, em Palmas, capacitação para técnicos dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Comissões de Controle de Infecções Hospitalares dos 18 hospitais de gestão estadual.

A diretora de Apoio à Gestão Hospitalar, Damarys Curcino Olebar informou que o Estado está trabalhando para manter todos os serviços assistênciais de saúde preparados para o possível aparecimento de caso do novo vírus. “Já houve reuniões e apresentações do Plano de Contingência do novo COVID-2019 para os diretores gerais, técnicos de enfermagem e coordenadores de enfermagem dos hospitais. Agora estamos qualificando outros servidores para que as nossas unidades hospitalares e profissionais estejam preparados para atender estes pacientes”, afirmou.

 Plano de Contingência prever manejo dos pacientes e medidas de prevenção (Foto: Nielcem Fernandes)

Durante a capacitação os profissionais tiveram conhecimento da situação epidemiológica do novo vírus no mundo, onde já foram registrados 45.204 casos, com 1.116 óbitos, a maioria na China. Além disso, os técnicos receberam orientações sobre acolhimento dos casos suspeitos, medidas de prevenção, classificação de risco, transportes de pacientes, procedimentos operacionais, planos de assistência hospitalar, coleta de amostras, usos de equipamentos de proteção, dentre outras orientações. A capacitação foi organizada pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias e Superintendência de Vigilância em Saúde.

Dados

No Brasil ainda não há registros de casos confirmados, até o momento oito casos estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde nos estados de Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Rio Grande do Sul (1).