Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Eleito por unanimidade vice-presidente da Comissão Especial do PLP 146/2019 (Comissão das Startups), o deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) quer ajudar a expansão desse modelo de negócio no Tocantins e no Norte do Brasil. O deputado foi alçado ao posto com unanimidade dos 19 parlamentares presentes na sessão da comissão realizada no final da manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, no Plenário 8 da Câmara.

A comissão tem o objetivo de debater e aperfeiçoar o PLP 146 (Projeto de Lei Complementar n° 146), que dispõe sobre startups e apresenta medidas de estímulo à criação dessas empresas e estabelece incentivos aos investimentos por meio do aprimoramento do ambiente de negócios no País. O projeto é de autoria do deputado João Henrique Caldas (PSB-AL).

Para Tiago Dimas, a participação na comissão é a oportunidade de contribuir para a melhora do projeto de lei, que já é muito meritório e visa estender esse tipo de negócios.

Embasado em um estudo da Associação Brasileira de Startups, o deputado destacou que toda a região Norte do País possui apenas 332 startups, o que representa menos de 2,6% das mais de 12,8 mil existentes no Brasil.

“Sabemos que no mundo os startups estão crescendo e gerando emprego. É um mercado atento às novas tecnologias, com potencial de gerar vagas rapidamente. O Norte não pode ficar fora disso”, destacou o parlamentar.

O deputado também lamentou número pequeno de empresas nesses moldes no Tocantins, que soma 42. “Há um espaço enorme para o crescimento no Estado. Muitas pessoas têm boas ideias e querem empreender. Com incentivos e as políticas corretas, podemos facilitar o ambiente de negócios e gerar empregos no Tocantins”, salientou.

Conforme o Sebrae, um startup é um grupo de pessoas que, em condições de extrema incerteza, trabalha à procura de um modelo de negócio que seja repetível (apto a entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala) e escalável (capaz de aumentar receita, mas com custos crescendo em um ritmo lento).

Equilíbrio

Para Tiago Dimas, um dos objetivos da comissão será promover um equilíbrio sustentável economicamente na quantidade de startups, tendo em vista que apenas cinco cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba) concentram 38% das empresas desse modelo.

“Temos muito trabalho, mas há como contribuir com a melhora geral do ambiente de negócios se conseguirmos aprovar uma lei consistente e boa para o setor”, salientou Tiago Dimas.

Números das Startups

Empresas no Tocantins – 42

Empresas na Região Norte – 322

Empresas no Brasil – 12.869

72% das empresas não foram nem incubadas e nem aceleradas

54% foram abertas, mais ainda não têm faturamento

86% nunca receberam qualquer investimento

*Dados da Associação Brasileira de Startups