Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de inibir ações criminosas e aumentar a sensação de segurança da população, a Polícia Militar do Tocantins vem desencadeando em pontos estratégicos do Estado, a Operação Hórus Divisa. Nesta última quinta-feira, 13, as ações iniciaram a área da 2ª Companhia Independente da PM (2ªCIPM), com sede em Dianópolis, e seguem até esta sexta-feira, 14. Já na área do 9º Batalhão da PM (9º BPM), com sede em Araguatins, iniciou na mesma data e segue até o domingo, 16.

Além do efetivo das unidades, a Operação conta com o apoio da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), Força Tática com cães de Araguaína e Tocantinópolis, Força Tática da 2ª CIPM, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas, e 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª CIPM).

Durante a ação ocorre a intensificação do policiamento ostensivo de caráter preventivo e/ou repressivo na região, em especial nas áreas de divisas entre os estados do Pará e Maranhão (área do 9º BPM) e da Bahia (área da 2ª CIPM). São realizadas abordagens itinerantes, através de blitzen em pontos estratégicos. Essas abordagens vêm se concentrando a veículos e pessoas a pé, em atitudes suspeitas que estejam trafegando pelas divisas, dando ênfase a atuação nas rodovias estaduais e federais.

A Operação Hórus estrategicamente focaliza a diminuição dos índices de criminalidade, entre eles, roubos, furtos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, circulação de pessoas foragidas da justiça, dentre outros, e assim, garantir a ordem pública e a paz social nas áreas onde é desencadeada.

Na área da 2ª CIPM a ação é coordenada pelo comandante da unidade, major Aldo Nery Conceição. Já na área de atuação do 9º Batalhão da PM (9º BPM), na região denominada de Bico do Papagaio, norte do Estado, a ação é coordenada pelo comandante da Unidade, tenente-coronel Valdemi Silva Reis. A operação acontece nos períodos diurno e noturno e conta com o emprego de mais de 30 policiais militares, dois cães e quase 15 viaturas.