Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Arquivo Pessoal Vereador Adelsim do Povo, vítima dos disparos Vereador Adelsim do Povo, vítima dos disparos
  • Prefeito Ronaldo Parente: atirou 10 vezes contra residência do vereador
  • Polícia atende à ocorrência na noite de 9 de abril de 2019

O vereador de São Bento do Tocantins/TO, na região do Bico do Papagaio, Aderson Araújo Rodrigues, conhecido como Adelsim do Povo (PP), ingressou na justiça com ação de reparação civil, pedindo indenização pelos danos materiais e morais, contra o prefeito do município, Ronaldo Rodrigues Parente (PSB). O vereador acusa o prefeito de tentativa de homicídio com o uso de arma de fogo.

O processo tramita na 1ª Vara Cível de Araguatins/TO, sob a responsabilidade do juiz José Carlos Tajra Reis Júnior que, em um despacho da última segunda-feira, 17, designou audiência de conciliação entre as partes. A data da audiência ainda não foi marcada.

O caso

O atentado contra o vereador aconteceu em 9 de abril do ano passado. Após irritar-se com uma discussão em um grupo de Whatsapp no qual o parlamentar teria feito críticas à administração de Parente, o próprio prefeito teria ido até a casa de Aderson com uma arma e, do lado de fora, fez 10 disparos com o objetivo de atingir o interior da residência.

Dentro da casa, além do vereador, haviam mais 3 pessoas. As vítimas se abaixaram e se esconderam debaixo de móveis. Ninguém foi atingido.

Após o crime, o Ministério Público Estadual (MPE) também ofereceu denúncia criminal em desfavor do prefeito pela tentativa de homicídio contra quatro pessoas. Segundo o MPE, o denunciado assumiu o risco de produzir o resultado morte no momento em que decidiu disparar contra a residência do vereador, tendo plena ciência dos efeitos que poderia ocasionar e tendo se mostrado indiferente quanto aos resultados possíveis da conduta. O caso ainda não foi julgado.