Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Os conselheiros e convidados do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró Animais) participaram nesta quarta feira, 19, da 6ª Reunião Ordinária realizada na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Durante o encontro foi aprovada a Ata da 3ª Reunião Extraordinária e da 5ª Reunião Ordinária do Comitê Pró-Animais.

Durante o encontro os conselheiros aprovaram por unanimidade o pedido do Conselho Regional de Biologia da 4ª região (CRBio-04) que solicitou uma cadeira no Comitê Pró-Animais. Ficou também acordado na reunião que os conselheiros vão enviar sugestões para a elaboração de uma nova logo para o Comitê.

A representante da Organização Não Governamental (ONG) Aus e Miaus, Luciele de Oliveira participou da reunião e destaca que esse trabalho desenvolvido em prol da proteção dos animais é bastante relevante. “Estamos sempre em busca de melhorias para os animais e quanto mais visibilidade, mais apoio da população vamos ter, além de conseguir desenvolver melhor as políticas públicas de meio ambiente voltada para os animais”, afirmou.

O Comitê visa promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, através de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o tema. Os membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais são indicados pelos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de 02 anos, permitida uma recondução.

Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicas ou privadas, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos. 

Participantes 

Estiveram presentes na reunião os representantes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Comissão da Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Entidades da Sociedade Civil e Associações com sede no Estado do Tocantins que atuem com temas relacionados a proteção e defesa dos animais, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria do Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.