Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Gerente de Sistemas Produtivos da Sics ministra palestra a produtores de Barrolânida  Gerente de Sistemas Produtivos da Sics ministra palestra a produtores de Barrolânida

Mais um passo foi dado pelo Governo do Estado, em parceria com o sistema OCB/Sescoop para organizar a cooperativa de produtores de Barrolândia com vistas a implantação de uma agroindústria no local. Nesta última quarta-feira, 19, os produtores participaram de um dia técnico com a realização de palestras onde foi apresentado o conceito de arranjos produtivos para sensibilizar o grupo a ser organizar conforme o conceito de cooperativa.

A programação contou com a palestra Estruturação de Arranjos Produtivos de Frutos do Cerrado Tocantinense que foi ministrada pelo gerente de Sistemas Produtivos da Sics, Marcondes Martins. O analista da OCB/Sescoop, Rogério Dias, abordou os conceitos e formação de Cooperativa e o secretário da Agricultura do município, James Lages apresentou o panorama local da região.

Barrolândia é um município situado na região Central do Estado, a aproximadamente 60 km da Capital. Polo de fruticultura e pecuária extensiva, o local se destaca na produção artesanal de doces, queijos, requeijão, bolos e polpa de frutas, produtos que abastecem as feiras livres de Paraíso, Porto Nacional e Palmas.

Segundo o gerente de Sistemas Produtivos da Sics, os produtos são comercializados informalmente, sem o selo de inspeção sanitária. “Queremos organizar esta produção para que seja feita de acordo com os padrões técnicos sanitários exigidos pela inspeção federal”, afirmou.

No dia 18 de março, os técnicos da Sics e do Sistema OCB/Sescoop retornam ao município para iniciar o processo de formalização da cooperativa. Este processo será importante para viabilizar o funcionamento da agroindústria que será implantada pela prefeitura de Barrrolândia na Casa do Produtor.

O Governo do Estado, por meio de ação conjunta envolvendo a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) irá ajudar os produtores a agregar valor aos produtos com a construção da marca e identidade visual. Os produtores vão receber ainda orientação sobre a gestão do negócio e comercialização dos produtos.

“O governador Mauro Carlesse entende que o sistema de agroindústria é muito importante por ajudar a desenvolver a economia dos municípios, gerando oportunidade de trabalho e renda”, afirmou o secretário  da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.