Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após ter sido apresentado ao Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na última quinta-feira (20), o resultado da primeira Pesquisa de Satisfação dos Residentes (PSR) da Rede Ebserh, realizada no final de 2019 está disponível no link. No Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) houve participação de todos os residentes matriculados.

No geral, o diagnóstico sobre a percepção dos alunos dos programas de Residência médica, uni e multiprofissional mostrou que 80% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o conhecimento adquirido na assistência prestada aos pacientes atendidos na Rede Ebserh. A PSR foi coordenada pela Ouvidoria-geral da Ebserh, e aplicada pelas ouvidorias dos hospitais universitários federais vinculados à estatal, com apoio das Gerências de Ensino e Pesquisa (GEP).

“A realização dessa pesquisa é um passo muito importante rumo ao fortalecimento de um dos nossos pilares: o ensino. Ter a opinião do residente balizando a tomada de decisão da alta liderança da empresa certamente trará muitos avanços para os hospitais universitários e, consequentemente, para a população atendida. A partir da experiência dessa primeira pesquisa, vamos aprimorar o modelo e institucionalizar a avaliação da residência anualmente, utilizando os resultados para traçar metas e poder acompanhar os avanços”, disse a ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas.

PSR

A pesquisa avaliou diversos itens, divididos em três grandes blocos: infraestrutura, com 11 questões; serviço ofertado, com 5 questões; e formação profissional, com 9 questões. Foram ouvidos 4.704 residentes, aproximadamente 60% do número total de matriculados. O índice de satisfação geral foi de 63%, sendo que 54% dos participantes apontou estar satisfeito e 9% muito satisfeito. A pesquisa também mostrou pontos a serem melhorados, como a infraestrutura das unidades hospitalares.

HDT-UFT

Atualmente o HDT-UFT tem 14 residentes matriculados e ativos, e todos contribuíram com a pesquisa. De acordo com os dados, 93% indicam o programa, 71% estão satisfeitos com o campo de prática, 79% consideram as demandas adequadas à realidade. De 0 a 10, sobre a infraestrutura da Unidade, os médicos avaliaram em 7, e a avaliação do serviço ofertado em 7,17. Para ter acesso ao resultado completo, clique no link.

Para o Gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, a pesquisa é uma ferramenta bastante importante para o processo de melhoria contínua na qualidade do ensino dos pós-graduandos, pois identifica os pontos fortes e fracos e fornece indicadores que orientam a gestão na solução dos problemas identificados.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.