Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A última semana da Retrospectiva 2019 do CineSesc de Palmas, Araguaína e Gurupi, exibirá os filmes Numa escola de Havana” (Cuba/2014), no dia 28 de fevereiro (exceto em Araguaína), e “Sabor da vida” (França-Alemanha-Japão/2015), no dia 29. As classificações são, respectivamente, livre e 14 anos, e as sessões acontecem às 19h sempre com entrada gratuita. 

Confira os filmes, classificações, locais, datas e horários:

“Numa escola de Havana” (Cuba/2014) – Chala (Armando Valdes Freire), um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia (Yuliet Cruz). Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem ele tem um grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema contemporâneo de Cuba. A duração é de 108 minutos e a classificação é livre. Direção de Ernesto Daranas e tem no elenco Armando Valdes Freire, Alina Rodriguez e Silvia Aguila.

Palmas e Gurupi: 28/02 – às 19h.

“Sabor da vida” (França-Alemanha-Japão/2015) – Sentaro (Masatoshi Nagase) dirige uma pequena padaria que serve dorayakis - bolos recheados com pasta doce de feijão vermelho. Quando uma senhora de idade, Tokue (Kirin Kiki), se oferece para ajudar na cozinha, ele relutantemente aceita. Mas Tokue prova ter mágica em suas mãos quando se trata de fazer "AN". Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações, revelando velhas feridas. O filme, um drama e comédia, tem a direção de Naomi Kawase, 1h53m de duração e a classificação é acima de 14 anos.

Palmas, Araguaína Gurupi: 29/02 – às 19h.

O CineSesc exibe a Mostra Retrospectiva 2019 com os dez (10) melhores filmes do ano passado. São eles: “Com amor, Van Gogh”, no dia 31 de janeiro; “Eu não sou seu negro”, no dia 1º de fevereiro; “Joaquim”, no dia 07; “Últimos dias em Havana”, no dia 08; “Era o Hotel Cambridge”, no dia 14; “O cidadão ilustre”, no dia 15; “David Lynch: a vida de um artista”, no dia 20; “Pendular”, no dia 21(já exibidos); “Numa escola de Havana”, no dia 28 (com exceção de Araguaína); e “Sabor da vida”, no dia 29.