Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu na tarde desta quinta-feira, 27, o projeto do Parque Tecnológico do Tocantins, que deverá ser implantado em Palmas. A apresentação do projeto foi feita no Gabinete do Governador pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Márcio Antônio Silveira, e pelos diretores da Fundação Centros de Referências em Tecnologias (Certi), Leandro Cariani e Marcus Dias.

O Parque Tecnológico será implantado em área privilegiada da Capital, à margem do Lago de Palmas, na NS-15, próximo ao Shopping Capim Dourado, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A expectativa do Governo do Estado é implantar um espaço para reunir empresas, universidades e poder público, com o objetivo de promover a cultura da inovação para trazer mais desenvolvimento.

Márcio Silveira ressaltou que o governador vê a implantação do Parque Tecnológico como uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável, econômico e social, respeitando o meio ambiente. Ele explicou que o projeto do parque foi desenvolvido exclusivamente para o Tocantins, visando reunir o setor produtivo e a academia em torno do desenvolvimento de tecnologias.

Segundo o presidente da FAPT, o próximo passo será discutir o modelo jurídico e a captação de recursos para iniciar a implantação do Parque estimada em R$ 18 milhões, incluindo o Centro de Inovações. “Nós apresentamos um modelo único, porque nós vivemos em uma região completamente diferente, de transição entre o cerrado, floresta amazônica e semiárido, que tem uma vocação específica. Portanto, é um projeto muito interessante, que vai despertar interesse do setor empresarial, bem como, de pesquisadores e das universidades”, explicou Márcio Silveira.

O governador Mauro Carlesse é um entusiasta da iniciativa e acredita que o Parque Tecnológico do Tocantins será uma importante iniciativa para promover o desenvolvimento da região, com respeito ao meio ambiente. “Vamos estudar a melhor forma de dar o pontapé inicial para implantação desse parque. É um projeto viável e temos todo o interesse que seja implantado para desenvolver o Estado e gerar emprego para o povo”, disse.

A reunião contou com a presença dos secretários da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lira; da Comunicação, Élcio Mendes; da Casa Civil, Rolf Vidal; da Governadoria, Divino Allan; além dos presidentes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque Cordeiro; e da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), Aleandro Lacerda.