Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Flávio Cavalera

A retomada do investimento do Governo do Tocantins na área da cultura, na Gestão do governador Mauro Carlesse, proporcionou que eventos carnavalescos voltassem a ser realizados pela gestão estadual em Palmas e também em cidades do interior do Tocantins, fomentando a economia e gerando mais emprego e renda à população.

Neste mês de fevereiro, o Governo realizou, na Capital, o evento de pré-carnaval, Toca pra Praça, que reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça dos Girassóis.

A programação, que começou no período da tarde, conquistou as famílias que levaram suas crianças para diversão. Houve também desfile de passistas, Rei Momo e integrantes dos blocos: Boto Fé Nesse Carna, Os Curraleiros do Tocantins e Grito das Mulheres, puxados pela percussão do grupo Tambores do Tocantins. O final da festa contou com shows com bandas regionais que agitaram os foliões.

Durante o evento, o governador Mauro Carlesse esteve presente com sua família e circulou entre o público e os comerciantes que apostaram na festa, enfatizando a disposição do Governo do Tocantins em valorizar as tradições locais, bem como incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

CarnaPraça

Já no período de carnaval, o Governo do Tocantins apoiou a realização do CarnaPraça, que levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis, em Palmas. O evento, realizado entre os dias 21 e 23, foi palco de diversão e entretenimento para a população da Capital.

O CarnaPraça contou com a presença de artistas regionais e de renome nacional como a dupla PH e Michel e os cantores Israel Novaes e Jefferson Moraes. Durante os três dias do evento, os foliões contaram com estrutura e vila gastronômica, além da presença de vendedores ambulantes que vendiam os seus produtos aos presentes.

Carnaval no Interior

Além da 1ª edição do CarnaPraça, outras 15 atividades ligadas ao carnaval em 11 municípios contaram com a liberação de emendas parlamentares. Couberam à Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a análise dos projetos, o parecer jurídico e a liberação dos valores junto à Secretaria de Estado da Fazenda e do Planejamento (Sefaz), bem como a fiscalização in loco da correta aplicação das verbas.

Turismo

Quem resolveu curtir a natureza durante o período de carnaval, contou também com reforços do Governo do Tocantins nos atrativos turísticos do Estado. Regiões como Jalapão, Serras Gerais e Cantão contaram com equipes de fiscalização e receberam obras de infraestrutura.