Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Alinne Rodrigues, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Vitor, reuniram-se recentemente com representantes da Investco e da Defesa Civil Estadual para tratar da instalação de um instrumento de alerta sonoro na Usina Luís Eduardo Magalhães, para alertar a população em casos de rompimentos ou falhas estruturais na barragem.

Em cumprimento da Lei Federal 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, a Investco, em parceria com a prefeitura, instalará sirenes para atender ao Plano de Ação de Emergência (PAE). O prefeito esteve reunido com representantes para discutir sobre ações que serão implementadas no município visando garantir maior segurança e tranquilidade à comunidade.

Durante ao encontro, foi apresentado à equipe da prefeitura o projeto do sistema de segurança, bem como a instalação do instrumento sonoro e sua área de cobertura. Será de responsabilidade exclusiva da Investco, a administração desses equipamentos, que envolverá o Centro de Operação Nacional EDP.

O major Alex Matos Fernandes, representante da Defesa Civil, destacou a relevância da atuação desta instituição na promoção da segurança e sobre a importância de o projeto estar devidamente alinhado com os agentes envolvidos. Além disso, informa que será elaborado um plano de contingências para descrever sobre pontos de encontros, rotas de fugas e medidas prevencionistas. 

Por fim, o prefeito do município recomendou para a Investco a divulgação sobre o tema de segurança de barragem e medidas de prevenção em rádios comunitárias e outros veículos de comunicação, para disseminar informações verdadeiras e, dessa forma, combater fakes news em relação a barragem.

Segurança

A Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, também conhecida como UHE Lajeado, foi apontada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a melhor do Brasil. Mais de 100 usinas foram avaliadas pelo órgão regulador após campanha de fiscalização realizada em 2018.

A UHE Lajeado obteve nota 99,55 no ranking geral das usinas, tendo conquistado nota máxima, de 100 pontos, nos critérios Segurança, Meio Ambiente, Gestão da Operação e Gestão de Manutenção, e de 99,56 no segmento Operação e Manutenção.