Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Kamila Gonçalves/Secom-TO

Foto: Kamila Gonçalves/Secom-TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), celebrou nessa quinta-feira, 21, o lançamento do projeto de Ordenamento Turístico, que visa a regularização dos atrativos turísticos do Estado, uma das muitas ações dentro desse eixo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Setur, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O ponto de partida deste projeto foi o Morro do Segredo, localizado no município de Lajeado, figurando como o primeiro atrativo a receber a orientação educativa para a regularização, em conformidade com a legislação ambiental do Estado e com as normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito do município, Júnior Bandeira, ressaltou a importância dessa conquista para a comunidade local. "Ficamos felizes em ter o lançamento desse projeto em Lajeado, nesse momento em que o turismo está em evidência. Queremos que nosso município cresça em qualidade e responsabilidade ambiental".

Representando o secretário do Turismo, Hercy Filho, a superintendente do Turismo, Fernanda Tainã Castro enfatizou o compromisso do governo estadual com a melhoria da infraestrutura turística e a promoção do desenvolvimento sustentável." É muito importante que tenhamos o Tocantins em um processo intenso de ordenamento turístico que visa preparar e aperfeiçoar nosso destino para o crescimento no mercado nacional e internacional."

“O Tocantins está dando um salto com as ações de ordenamento, estima-se que ao final desse projeto tenhamos mais de 300% de aumento das formalizações dos atrativos turísticos do Estado”, avaliou o secretário Hercy Filho, acrescentando que os projetos seguem a orientação do governador Wanderlei Barbosa que tem investido no desenvolvimento do Tocantins, porém, exigindo o cumprimento de todos os critérios necessários.

Projeto

O projeto planeja estender a regularização a todas as sete regiões turísticas do Tocantins, com o primeiro foco nas Serras Gerais. A expectativa é de que até o final deste ano, outras regiões turísticas, como Encantos do Jalapão, Serras e Lago, também estejam contempladas por esse esforço coletivo, que visa oferecer experiências mais seguras aos visitantes e assim impulsionar o setor turístico do Tocantins. (Secom/TO)

(Foto: Kamila Gonçalves/Secom-TO)