Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

Aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), na manhã desta segunda-feira, 2, a abertura oficial da Semana da Mulher. Evento criado para homenagear todas as mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, data comemorada no próximo sábado, 8.

Falando para uma plateia formada por servidoras da Assembleia Legislativa, prestadoras de serviços, representantes de instituições e alunas da Universidade da Maturidade (UMA), Virgínia Andrade agradeceu a presença de todas e fez uma homenagem a diversas mulheres, como Maria, mãe de Jesus, e Santa Tereza. Ela se emocionou ao falar da mãe, descrita como uma mulher de oração, fé, silêncio e resiliência.

Fernanda Carlesse também homenageou as mulheres em seu discurso, reconhecendo a importância da participação feminina na sociedade.

Já o presidente da AL-TO, deputado Antonio Andrade, começou sua fala destacando mais uma vez a parceria entre Executivo e Legislativo em prol da organização do Estado. Agradeceu a presença de todos, parabenizou as representantes da UMA em reconhecimento ao trabalho realizado.

Em relação as mulheres,  o presidente demonstrou preocupação com a violência doméstica. O Estado ocupa o 8º lugar no ranking nacional deste tipo de violência. “Isso é inadmissível, um Estado jovem como o nosso precisa ser referência positiva, vou levar esse dado ao governador, pois é preocupante”, disse Andrade.

Ele ainda lembrou que esta legislatura (9ª) tem o maior número de mulheres deputadas. “A representação vem aumentando, mas logo teremos uma mulher novamente presidente do País”, apontou ele considerando que temos mais mulheres do que homens no Brasil.

A Semana da Mulher da AL-TO traz uma programação diversa voltada para elas, além da palestra de Sara Coragem desta segunda, na terça acontece a Sessão Solene, às 9h, na quarta, um dia de beleza com apoio da SETAS e na quinta técnicas de defesa pessoal.