Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputados debateram a Covid-19 na sessão ordinária desta quinta (Imagem: Reprodução/Youtube)

Pela primeira vez os deputados estaduais do Tocantins abordaram a pandemia do coronavírus na sessão ordinária da Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira, 12, os parlamentares comentaram a necessidade de adotar medidas para prevenir a doença no estado que, até o momento, não registrou nenhum caso.

Os deputados levantaram a hipótese de restringir sessões solenes e outros eventos aquém das sessões ordinárias que reúnam grande número de pessoas na Assembleia. Está prevista para o dia 19 de março uma audiência pública com servidores do sistema socioeducativo do Tocantins. Sobre o assunto, o deputado Elenil da Prenha (MDB), presidente da Comissão de Administração e Defesa do Consumidor disse: “Presidente, se o Covid-19, coronavírus, deixar, nós vamos fazer uma audiência pública [...] Digo isso porque os casos de Covid-19 têm só aumentado e está causando aflição na população mundial. No Brasil não está diferente. Em Pontaporã/MS as aulas já foram suspensas. Em Brasília/DF já há situações de alarde”.

Já o deputado Zé Roberto disse que cancelou uma viagem que faria à Brasília onde participaria de uma reunião do diretório nacional do PT que aconteceria nesta quinta-feira. O parlamentar alertou para a necessidade de o Estado tomar medidas para prevenir casos de infecção no Tocantins. “Não é uma gripe fraca como os tresloucados Trump e Bolsonaro estão dizendo por aí [...] eu tenho certeza de que semana que vem ou na outra semana vamos ter que suspender sessões aqui [...] Entendo que a Casa, através da Comissão de Saúde, precisa chamar o Estado para tratar desse assunto... o que podemos fazer?”, questionou.

Valderez Castelo Branco (PP) disse que irá apresentar requerimento solicitando à Secretaria de Estado da Saúde (SES) que faça campanha informativa no estado. Já o deputado Júnior Geo (PROS) apresentou requerimento em regime de urgência que foi lido durante a sessão solicitando à SES que disponibilize curso de capacitação aos profissionais da saúde com o objetivo de orientar em possíveis casos de atendimento de pacientes com coronavírus.