A produção de grãos no Tocantins deve ser recorde na safra 2019/2020. A expectativa é que a colheita cresça 7,4% em relação à safra passada e supere a marca de 5 milhões de toneladas. O movimento é acompanhado também de aumento na área e produtividade, que devem registrar 1,5 milhão de hectares e 3,4 mil quilos por hectare, respectivamente.
O bom resultado é puxado pela soja, que representa aproximadamente 60% da produção de grãos no estado. Com a colheita próxima da metade, as condições climáticas favoráveis nos meses de janeiro e fevereiro resultaram em maior produtividade no campo, e consequentemente uma estimativa de crescimento em torno de 11% na produção da oleoginosa, alcançando 3,2 milhões de toneladas.
Outra importante cultura é o milho. Para a primeira safra do grão, a expectativa é que tanto área quanto produtividade aumentem, resultando em um incremento de 23% na colheita chegando a 247 mil toneladas. Esse aumento é justificado pelas boas cotações do cereal no mercado e pelo atraso no plantio da soja, o que fez com que algumas áreas migrassem para o cultivo cereal. Já a segunda safra do produto está com o plantio em andamento. Os prognósticos positivos das condições climáticas para implementação da lavoura e as condições de mercado trazem uma expectativa de aumento da área plantada para o estado.
Outras informações sobre a produção de grãos no Tocantis e nos demais estados do país estão disponíveis no 6º Levantamento – Safra 2019/20, na página da Conab na internet.