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Economia

O CDC determina a divulgação do ranking das mais reclamadas

O CDC determina a divulgação do ranking das mais reclamadas Foto: Divulgação

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Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado neste domingo, 15 de março, o Procon Tocantins divulgou o ranking das 10 empresas mais reclamadas, em 2019. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom). O Banco Bradesco, Lojas Nosso Lar, BRK, Energisa e Brasil Telecom Celular ocupam os cinco primeiros lugares no ranking.  A divulgação desses dados está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Reclamações fundamentadas são as reclamações findadas em audiências de conciliação, onde são classificadas com atendidas e não atendidas pelos fornecedores”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

No ranking, o Banco Bradesco lidera em primeiro lugar com 147 reclamações, sendo 58 não atendidas. As Lojas Nosso Lar aparece em segundo com 137 reclamações e apenas uma não atendida. Em 3º lugar, está a BRK Tocantins com 114 reclamações e 43 sem solução. A Energisa aparece em seguida com 109 reclamações, sendo 64 também não atendidas e a Brasil Telecom Celular, sendo das 103, 57 não foram atendidas.

As demais reclamadas são Casas Bahia, Banco BMG, Samsung, Brasil Telecom (telefonia fixa) e Cardif do Brasil Seguros e Garantias. O Procon Tocantins divulga ainda a quantidade de reclamações e as atendidas e as não atendidas.

Energisa 

Por meio de nota a Energisa informa que tem trabalhado para estar cada vez mais próxima dos seus clientes, "tanto que neste ano foi eleita, pelos consumidores, como a melhor distribuidora de energia da região Norte do Brasil. A concessionária se destaca pelo diálogo aberto e pela facilidade de acesso, com diversas ferramentas à disposição dos clientes", afirma.

A empresa reforça que nos últimos dois anos registrou queda de 48% no número de reclamações no Procon. A Energisa ainda informa que tem mais de 600 mil clientes, "número muito superior às demais empresas do Estado e, mesmo assim, apenas 3% do total de atendimentos registrados no Procon, em 2019, referem-se à empresa", esclarece.

O que diz o CDC

Art. 44. “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”.

Fornecedor

Reclamações

Rnkg

Atendidas

Não atendidas

Total

Banco Bradesco S/A

89

58

147

Nosso Lar lojas de Departamentos

136

01

137

Companhia de Saneamento do Tocantins (BRK)

71

43

114

Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A

45

64

109

14 Brasil Telecom Celular S/A

46

57

103

Via Varejo S/A (Casas Bahia)

60

41

101

Banco BMG S/A

22

77

99

Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda

77

20

97

Brasil Telecom S/A (OI Brasil Telecom – Tel Fixa)

45

45

90

10º

Cardif do Brasil Seguros e Garantias S/A

67

10

77

(Atualizada às 12h30 do dia 17-03-20)