Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado neste domingo, 15 de março, o Procon Tocantins divulgou o ranking das 10 empresas mais reclamadas, em 2019. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom). O Banco Bradesco, Lojas Nosso Lar, BRK, Energisa e Brasil Telecom Celular ocupam os cinco primeiros lugares no ranking. A divulgação desses dados está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Reclamações fundamentadas são as reclamações findadas em audiências de conciliação, onde são classificadas com atendidas e não atendidas pelos fornecedores”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.
No ranking, o Banco Bradesco lidera em primeiro lugar com 147 reclamações, sendo 58 não atendidas. As Lojas Nosso Lar aparece em segundo com 137 reclamações e apenas uma não atendida. Em 3º lugar, está a BRK Tocantins com 114 reclamações e 43 sem solução. A Energisa aparece em seguida com 109 reclamações, sendo 64 também não atendidas e a Brasil Telecom Celular, sendo das 103, 57 não foram atendidas.
As demais reclamadas são Casas Bahia, Banco BMG, Samsung, Brasil Telecom (telefonia fixa) e Cardif do Brasil Seguros e Garantias. O Procon Tocantins divulga ainda a quantidade de reclamações e as atendidas e as não atendidas.
Energisa
Por meio de nota a Energisa informa que tem trabalhado para estar cada vez mais próxima dos seus clientes, "tanto que neste ano foi eleita, pelos consumidores, como a melhor distribuidora de energia da região Norte do Brasil. A concessionária se destaca pelo diálogo aberto e pela facilidade de acesso, com diversas ferramentas à disposição dos clientes", afirma.
A empresa reforça que nos últimos dois anos registrou queda de 48% no número de reclamações no Procon. A Energisa ainda informa que tem mais de 600 mil clientes, "número muito superior às demais empresas do Estado e, mesmo assim, apenas 3% do total de atendimentos registrados no Procon, em 2019, referem-se à empresa", esclarece.
O que diz o CDC
Art. 44. “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”. | ||||
Fornecedor | Reclamações | |||
Rnkg | Atendidas | Não atendidas | Total | |
1º | Banco Bradesco S/A | 89 | 58 | 147 |
2º | Nosso Lar lojas de Departamentos | 136 | 01 | 137 |
3º | Companhia de Saneamento do Tocantins (BRK) | 71 | 43 | 114 |
4º | Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A | 45 | 64 | 109 |
5º | 14 Brasil Telecom Celular S/A | 46 | 57 | 103 |
6º | Via Varejo S/A (Casas Bahia) | 60 | 41 | 101 |
7º | Banco BMG S/A | 22 | 77 | 99 |
8º | Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda | 77 | 20 | 97 |
9º | 45 | 45 | 90 | |
10º | Cardif do Brasil Seguros e Garantias S/A | 67 | 10 | 77 |
(Atualizada às 12h30 do dia 17-03-20)