Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu na manhã desta quarta-feira, 18, a confirmação da rede privada de um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19) na capital, Palmas. A paciente, advogada, de 42 anos, apresentou calafrios, cansaço e dor no corpo após retorno de viagem a Fortaleza/CE, no dia 8 de março, onde participou de um congresso. A paciente realizou o acompanhamento e o exame na rede privada e está estável em isolamento domiciliar, junto com familiares. A SES e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas iniciam, neste momento, a busca pelos contatos da paciente para monitoramento e orientações diárias.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explica os procedimentos que serão adotados. “Iremos rastrear toda a história epidemiológica dela, onde esteve e contatos de forma ampliada. Vamos continuar a orientação e o monitoramento, visto que ela já está em isolamento domiciliar, e acompanhar o desenvolvimento da doença. Já sabemos que os sintomas estão moderados, além de acompanhar os demais possíveis casos relacionados a esse”, pontua.

O secretário reforça ainda as orientações para as atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos, evitar aglomerações e reduzir o contato social, o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado. “Há ainda a orientação que propõe o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória [como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar], o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde”, frisa.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas e corrimão. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o Covid-19.

Dados

No Tocantins, até esta terça-feira, 17, já haviam sido notificados ao Ministério da Saúde 11 casos suspeitos. Destes, o paciente que estava em isolamento hospitalar em uma unidade da rede privada, em Palmas, recebeu o diagnóstico negativo para Covid-19, estando com outra síndrome respiratória aguda grave.

A SES ressalta ainda que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz (IAL), não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) e aguarda o envio dos resultados.

Testes

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) recebeu nesta quarta-feira, 18, 96 testes para testagem dos exames para o Covid-19 que deverão ser utilizados para diagnóstico ainda esta semana. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra, esclarece que o Estado irá receber testes semanalmente do Ministério da Saúde. "Só que eles não serão utilizados indiscriminadamente, apenas em pacientes com histórico epidemiológico e sintomas compatíveis para o Covid-19”, ressalta a superintendente.