Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Prefeita disse que é muito importante que todos entendam e colaborem no combate ao coronavírus

Prefeita disse que é muito importante que todos entendam e colaborem no combate ao coronavírus Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha Prefeita disse que é muito importante que todos entendam e colaborem no combate ao coronavírus Prefeita disse que é muito importante que todos entendam e colaborem no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Palmas confirmou nesta quarta-feira, 18, o primeiro caso do novo coronavírus na capital. A informação foi confirmada também pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em seu perfil na rede social Twitter. “Infelizmente acabamos de confirmar pela @semuspalmas o primeiro caso de #coronavírus em Palmas”, escreveu a prefeita.

Segundo a prefeita, o paciente não apresentava sintomas graves da doença e também não teria procurado a rede pública de saúde. Neste caso , a covid-19 foi confirmada em um exame realizado por conta do próprio paciente em um laboratório particular.

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) confirmou a informação oficialmente. A paciente é uma mulher de 42 que não estava dentro dos casos monitorados até então pelo município. Ainda segundo a Semus, a paciente começou a apresentar os sintomas a partir do dia 11 de março, após chegar de um congresso que participou em Fortaleza/CE. A mulher manteve-se em isolamento domiciliar por conta própria e na última segunda-feira, 16, procurou o laboratório particular para fazer o exame que confirmou a covid-19.

A secretaria informou que irá monitorar a paciente e as pessoas que estiveram contato com ela e que todos serão notificados a respeito da obrigatoriedade do isolamento domiciliar.

A prefeita Cinthia Ribeiro também comunicou que irá divulgar um novo decreto com medidas ainda mais duras de prevenção e combate ao coronavírus.

A prefeita reforçou o pedido de medidas de prevenção e isolamento social. “É muito importante que todos entendam e colaborem, somos uma rede e dependemos uns dos outros. Não menosprezem as orientações, não estamos em férias. É uma questão de responsabilidade social, de cuidado e amor por sua vida e pela vida dos outros. Vamos vencer isso juntos!”, declarou Cinthia.

Confira a nota oficial da Semus na íntegra.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) anunciou na manhã desta quarta-feira, 18, o primeiro caso do novo coronavírus em Palmas. A paciente apresenta sintomas leves e não estava dentro dos casos até então monitorados pelo município, uma vez que ela não havia procurado o Sistema único de Saúde (SUS).

O caso foi comunicado à secretaria por um laboratório particular. A paciente tem 42 anos, participou de um congresso em Fortaleza (com caso confirmado de Covid-19 no local) e chegou a Palmas no dia 08 de março, iniciando os sintomas no dia 11, quando desde então permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16, procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

A Semus irá monitorar a paciente e as pessoas que ela teve contato direto. Todos serão notificados sobre a obrigatoriedade do isolamento domiciliar.

Diante dessa confirmação a Prefeitura de Palmas publicará ainda hoje medidas mais restritivas para conter o avanço do vírus e disseminação da doença. Reforçando para que as pessoas permaneçam em casa e evitem locais com aglomeração.