Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de orientar e fechar estabelecimentos comerciais em desacordo com os decretos do Governo do Estado (nº 6.072) e do município de Palmas (nº 1859 ), editados para o enfrentamento da Covid-19 provocada pelo novo Coronavírus, equipes das Forças de Segurança, compostas por policiais Civis do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), militares, guardas metropolitanos, agentes de trânsito, além de fiscais de obras e posturas, realizaram na noite deste sábado, 21, mais uma etapa da operação “Coronavírus” para assegurar o cumprimento dos decretos e, assim, evitar aglomerações de pessoas e a disseminação da Covid-19.

Formado por dezenas de viaturas, o comboio iniciou a operação na quadra 1.003 sul, onde foram apuradas denúncias sobre aglomeração de pessoas em uma casa de eventos. Logo em seguida, as equipes fizeram patrulhamento nas Avenidas LO-27 e NS-04, e orientaram o proprietário de uma distribuidora de bebidas sobre as normas decretadas.

O comboio com as forças de segurança partiu para a região sul da Capital e percorreu os  setores Taquari, Santa Bárbara, Avenida Tocantins em Taquaralto, Jardins Aureny’s, e Bertaville. Em algumas destas localidades, foram constatadas apenas barracas de rua que também foram fechadas e seus proprietários devidamente orientados.

Fechamento

As equipes verificaram também denúncias de que uma distribuidora, localizada na quadra 1.006 Sul, estaria funcionando de forma irregular. Desse modo, os agentes foram até o local, que já havia sido visitado poucas horas antes, no intuito de apurar a situação. No entanto, houve resistência por parte do estabelecimento e diante do flagrante, os fiscais de obras e posturas lavraram os autos de infração e fecharam o local.

As abordagens seguiram para quadra 1.104 sul e, logo após, ao setor Fumaça, onde foi feita completa averiguação no sentido de coibir o funcionamento de estabelecimentos comerciais em desacordo com os decretos. Todas as denúncias foram averiguadas, os estabelecimentos orientados e apenas um fechado coercitivamente.

Êxito

Encerrada pouco depois da meia noite, a operação cumpriu os objetivos propostos. As operações envolvendo as Forças de Segurança vão continuar, mas é de máxima importância que todos contribuam para o êxito das ações, que cumpram os decretos governamentais e permaneçam em suas casas, saindo apenas em caso de extrema necessidade.

Calamidade Pública

Com o objetivo de adotar medidas ainda mais complexas e reunir esforços no combate à pandemia do novo Coronavírus, o Governo do Tocantins editou na noite deste sábado, 21, o Decreto nº 6072, declarando situação de calamidade pública em todo território tocantinense.