Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o objetivo de garantir o bem-estar dos acadêmicos nesta fase de isolamento devido ao novo coronavírus da Covid-19, já que os idosos são o principal grupo de risco, a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – criou o projeto “UMAnizando em tempos de coronavírus”.

O projeto reúne profissionais de diversas áreas, como gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem que, por meio de telefonemas e redes sociais, dão suporte aos idosos que estão em isolamento social e ficam à disposição para qualquer necessidade que surgir, como ir ao supermercado e farmácias.

O projeto trabalha com sete eixos, sendo eles: Educação em Saúde: Informação de qualidade;  Neto (a) postiço: Posso te ajudar?; Atividade Física em Casa: Mexa-se; Culinária Afetiva: Cozinhar com afeto e alegria; Arte, Cultura e Educação: Cuca Ativa; UMA Cuida: Acolhimento Psicológico e Apoio Social.

O coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto, fala que essas ações reforçam o compromisso que a Universidade tem com os idosos. “Como primeiro produto deste projeto, fizemos quatro vídeos com dicas de atividades físicas que os acadêmicos podem realizar em casa, de forma prática e segura e, desta forma, sair do sedentarismo. Os vídeos foram elaborados seguindo todos os protocolos necessários”, destacou Neto.

Os vídeos podem ser acessados pelos links:

https://youtu.be/fbtEdqB5jL8 - Apresentação do Projeto UMAnizando

https://youtu.be/1nOSV4lG7ak - Dicas preparatórias para alongamento

https://youtu.be/jgx05rGrSgU - Alongamento

https://youtu.be/j1HW117WtxQ - Exercícios físicos.