Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Numa ação coordenada pelas Forças de Segurança Pública do Estado do Tocantins, foi possível negociar na noite desta terça-feira, 24, a rendição dos três presos fugitivos da Casa de Prisão Provisória de Guaraí. Com a rendição e recaptura dos presos, houve também o resgate do Agente de Execução Penal, que havia sido levado pelos detentos durante fuga.

Segundo a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen-TO), o agente prisional não sofreu qualquer tipo de ferimento e, após a captura, os custodiados foram encaminhados à Delegacia Regional da Polícia Civil e, em seguida, conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

As Forças de Segurança envolvidas na operação foram, segundo a Seciju: Agentes de Execução Penal das Regiões I, II e III; Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Sispen-TO; Polícia Rodoviária Federal; Delegacia Regional da Polícia Civil de Guaraí; Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE); Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas; Comando de Operações Especiais (COE); Grupo de Escolta Penitenciária (GEP); Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de Guaraí; Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM); e o Comando do 7º BPM-TO.  

Como foi a ação

A operação de recaptura dos presos e resgate do refém levou quase cinco horas e envolveu mais de 100 homens das Forças de Segurança. Inicialmente, os detentos dominaram o Agente de Execução Penal, subtraíram três armas de fogo (uma espingarda calibre 12 não-letal, uma pistola e um fuzil) e empreenderam fuga. Surpreendidos pelos policiais nas proximidades de Colmeia, quando acessaram a rodovia TO-336, eles retornaram a Guaraí, onde outras guarnições da polícia já estavam aguardando, sendo assim iniciadas as negociações.