Desde outubro de 2019 a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) conta com uma versão digital e os governos Federais e Estaduais têm orientado os trabalhadores a habilitarem o acesso via aplicativo CTPS Digital, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de App ou na Web, por meio do portal gov.br.
Com a pandemia do Novo Corona Vírus o meio digital se tornou a única via de acesso ao documento, uma vez que os atendimentos presencias nas unidades do Sistema Nacional de Emprego(Sine) e sedes regionais do Ministério da Economia foram suspensas.
Quem explica melhor o aparato de apoio ao trabalhador que precisa da CTPS é o diretor do Sine Tocantins, José Alberto (Gordo): “Para evitar aglomerações em nossas unidades foi necessária a suspensão dos atendimentos presenciais, mas montamos todo um aparato para apoiar os trabalhadores nesse momento. Em nosso site temos o passo a passo que as pessoas podem seguir para ter acesso ao documento e em caso de dúvidas temos servidores auxiliando a população por telefone”. Explica o diretor.
No aplicativo móbile, desenvolvido pelo Ministério da Economia, o trabalhador brasileiro e estrangeiro pode ter acesso às informações de Qualificação Civil e de seus Contratos de Trabalho que antes constavam na Carteira de Trabalho física.
Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no celular, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu Smartfone (android ou IOS), procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta, todo o processo de habilitação do documento é autoexplicativo.
Outra opção de acesso é, portal gov.br https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.gov.br
Caso o trabalhador encontre alguma dúvida pode consultar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-carteira-de-trabalho-digital/ ou pelos telefones: