Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste momento de pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, os hemocentros sofrem com a diminuição de doadores. O Hemocentro de Gurupi está com baixa no estoque de bolsas de todos os tipos de sangue e os profissionais realizaram mensagens para redes sociais fazendo apelo aos doadores.

"A intenção é sensibilizar a população da importância do ato de doar neste momento tão delicado, pois mesmo na quarentena as pessoas não param de precisar do sangue", explicou a enfermeira da Captação do Hemocentro de Gurupi, Annyelle Mota.

Ela ainda acrescenta "Para evitar aglomerações estamos trabalhando no sistema de agendamento. Interessados em doar podem entrar em contato conosco pelo telefone de segunda à sexta, das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h.

O ato da doação de sangue não oferece riscos de contaminação pelo novo coronavírus e conta com protocolos de segurança durante todo o atendimento e coleta.

Como doar

Os requisitos importantes que devem ser observados na hora de doar sangue são a idade, sendo que o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto. Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

Em casos de gripe

Resfriado sem febre: 15 dias após

Resfriado com febre: 30 dias

Viagem para região endêmica: 30 dias

Contato com pessoa que teve Covid-19: 30 dias

Se teve Covid-19: 90 dias após desaparecimento dos sintomas.

Os interessados em realizar este ato de amor ao próximo, devem procurar uma unidade de coleta mais próxima e fazer a doação.

Endereços das unidades

Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi: Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro. 

Hemocentro Regional de Araguaína: Rua 13 de maio, nº1336, Centro.

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro.

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro.

Hemocentro Coordenador de Palmas, 301 norte, conjunto 02, LT 01. 

Unidade de Coleta ao anexo do HGP, 201 Sul, NS01, Conjunto 02, LT 01.