Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

A Campanha de Vacinação contra a Influenza reiniciou nesta segunda-feira, 30, nos Centros de Saúde da Comunidade de Palmas. O público-alvo desta primeira etapa são idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 10.578 idosos e 9.264 trabalhadores da Saúde, em Palmas. No final desta tarde, a meta para os idosos já tinha sido superada em mais de 100%, somando 11.102 pessoas com mais de 60 anos imunizadas.

O Ministério preconiza aos municípios que a meta é cumprida ao se atingir 90% do número estipulado. Isso vale para todos os públicos, não apenas para os idosos. A Central Municipal de Vacinas (CEMUV) recebeu cerca de 6 mil doses a mais para dar seguimento à imunização que começou no dia 23 de março, mas teve de ser interrompida devido à grande procura e ao esgotamento do estoque inicial nos dois primeiros dias.

A gerente da CEMUV, Elaine Katzwinkel, destaca que “a procura está intensa por causa do receio da população em contrair, ao mesmo tempo, o vírus da gripe e do Coronavírus (Covid-19)”. Ela reforça ainda que os idosos continuarão sendo vacinados enquanto houver estoque, até o final desta fase, em 15 de abril. Mas, aqueles que não conseguirem se imunizar, terão direito às doses nas próximas etapas da Campanha.

A principal estratégia adotada pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) para alcançar os profissionais da Saúde é levar as vacinas até os hospitais e demais unidades de saúde. A justificativa é que isso evita aglomerações nos Centros de Saúde, e também traz facilidade aos profissionais que, em grande parte, estão na linha de frente do combate ao nono Coronavírus Sars-Cov-2 causador da Covid-19. Até o final da tarde desta segunda-feira haviam sido imunizados 3.945 trabalhadores da Saúde.

Como a meta é estipulada

O Ministério da Saúde determina a meta de vacinação para cada público-alvo com base nos dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como o Censo populacional é realizado a cada 10 anos e a população tende a aumentar, a meta do Ministério é balizada pela estimativa anual de crescimento populacional do IBGE.