Um usuário do transporte público de Palmas relatou à reportagem do Conexão Tocantins que os ônibus da linha que pega diariamente para chegar até o trabalho têm circulado com lotação acima do que seria adequado em tempos de pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19.
Segundo o usuário, a linha 560, que liga Taquaralto ao centro da capital, tem circulado lotada nos horários de pico. Nesta segunda-feira, 30, pela manhã, o trabalhador relatou que o ônibus estava lotado. “A prefeita diminuiu horários, juntou linhas de ônibus e agora os ônibus andam lotado! Adianta nada ela bloquear o comércio”, reclamou.
Recentemente, a Prefeitura de Palmas divulgou uma série de mudanças no transporte coletivo como parte das medidas de prevenção ao novo coronavírus. Dentre elas, a junção de linhas, diminuição de horários e a determinação de que os ônibus devam circular com metade da capacidade de passageiros sentados.
Entretanto, o que o usuário relata é que a diminuição de linhas e horários têm provocado lotação. Segundo ele, a linha que costumava tomar todos os dias, a 070, foi agregada a outras duas linhas e tem circulado apenas 4 vezes ao dia, o que o obrigou a adotar outra linha (a 560) para chegar ao trabalho. “Estou sendo obrigado a pegar ela, porque a minha que é a 070 foi juntada com mais duas linhas, Santo Amaro e Sesc, e só passa quatro vezes por dia, e lotado. Estou trabalhando normal, então tenho que pegar o transporte todo dia. Estou preocupado”, desabafou o usuário.
Ele também enviou uma imagem do aplicativo que informa os horários das linhas do transporte público da capital, demonstrando que dos 6 horários de partida do ônibus, 4 foram retirados, restando apenas 2. “Essa linha e uma das mais importantes, liga palmas Taquaralto. Olha só a quantidade de horários”, disse.
Imagem do aplicativo que informa os horários das linhas do transporte público de Palmas; Apenas dois horários disponíveis para os usuários da linha 560Resposta
Em resposta, a prefeitura informou que "a readequação da oferta de veículos de transporte público se deu pela redução de 80% no número de passageiros e informa também que houve o condensamento de algumas linhas, como foi o caso da 070". Ainda segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (Sesmu) irá reforçar à empresa que os motoristas da linha deverão acionar o Sistema Integrado de Operações (Siop), por meio dos telefones 153 ou 190, para informar "qualquer sinal de aglomeração". A prefeitura informou ainda que as denúncias também podem ser feitas pelos próprios usuários por meio dos mesmos canais.
Confira a nota de resposta da prefeitura na íntegra abaixo.
A Prefeitura de Palmas reitera que as medidas adotadas são para conter a pandemia do coronavírus (Covid-19) na Capital, essas determinações têm a finalidade de diminuir a aglomeração de usuários de transporte público, especialmente em horários de pico.
Além disso, o Decreto 1.863 do dia 22, suspende a prestação de serviço de transporte coletivo urbano e rural, de caráter público ou privado, que exceda à metade da capacidade de usuários sentados.
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (Sesmu) orientou as empresas de transporte público coletivo de Palmas a intensificar a limpeza dos veículos que realizam linhas de ônibus diariamente e que fossem repassadas orientações sobre medidas preventivas e de higienização aos motoristas.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também fez uma parceria com a Sesmu para realizar a higienização das estações de ônibus. Os agentes de trânsito também tem feito fiscalizações diariamente nas estações para verificar se as empresas estão cumprindo com as orientações do decreto.
Esclarecemos ainda que a readequação da oferta de veículos de transporte público se deu pela redução de 80% no número de passageiros e informa também que houve o condensamento de algumas linhas, como foi o caso da 070.
Em relação à denúncia da linha 560, a Sesmu vai reforçar com a empresa que qualquer sinal de aglomeração os motoristas devem acionar o 153 ou 190 que funcionam por meio do Sistema Integrado de Operações (Siop). A denúncia para esses casos também pode ser feita pelo próprio usuário, informando corretamente a linha e o local em que se encontra no momento.