Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) algumas medidas de proteção individual e de simples execução devem ser tomadas e precisam ser incorporadas à rotina das pessoas. Elas reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo a Covid-19 causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

Como a transmissão do coronavírus se dá de forma viral, pelo contato, é importante se atentar a tudo o que pode conter gotículas de saliva (perdigotos), transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro ou ainda, por superfícies contaminadas, como as mãos, objetos, maçaneta, botão do elevador, corrimão de escada, apoio do ônibus entre outros.

O contágio acontece com o contato dessas gotículas com a nossa mucosa dos olhos, da boca ou do nariz. Segundo a médica oftalmologista, do Yano Hospital de Olhos, Susan Yano Mocelin para se proteger do contágio do coronavírus pelos olhos, é preciso proteger os olhos. “Evite o contato direto com pessoas doentes e/ou infectadas, ou ainda, higienize as mãos (lavando-as com água e sabão por pelo menos 30 segundos e utilizando álcool em gel), pois elas podem estar contaminadas e se você colocar as mãos nos olhos, o contágio acontece”, explica a oftalmologista.

Cuidados redobrados 

Os cuidados com os óculos ou lentes de contato também são muito importantes para evitar a transmissão de doenças respiratórias, como a COVID-19. Não compartilhe os seus óculos de sol ou grau com outra pessoa. Eles são objetos de uso pessoal.

“O correto é limpar no mínimo os óculos duas vezes por dia. Lave os óculos em água corrente e com sabão neutro. Para quem usa lentes de contato, lavar as mãos é ainda mais importante. Afinal, aquele dedo perto do olho tem que estar super limpo”, orienta Susan Yano.

O uso de produtos inadequados é um dos principais erros cometidos, principalmente com o armazenamento das lentes em soro fisiológico. Dormir com a lente também pode causar estragos na saúde da visão. A higienização é a melhor prevenção neste período e qualquer desconforto visual, o paciente deve procurar imediatamente o oftalmologista.