Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A população pode acionar o atendimento das forças de segurança por meio do 153 e 190 para denunciar quem está descumprindo o isolamento social

A população pode acionar o atendimento das forças de segurança por meio do 153 e 190 para denunciar quem está descumprindo o isolamento social Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A população pode acionar o atendimento das forças de segurança por meio do 153 e 190 para denunciar quem está descumprindo o isolamento social A população pode acionar o atendimento das forças de segurança por meio do 153 e 190 para denunciar quem está descumprindo o isolamento social

Como medida de prevenção e conscientização das pessoas que estão desrespeitando as medidas para o isolamento social, na noite desta sexta-feira, 3, equipes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), iniciaram o desligamento da iluminação pública no Parque dos Povos Indígenas, Praia da Graciosa e no Ginásio Ayrton Senna.

A ação se faz necessária para impedir a aglomeração de pessoas, que nos últimos dias estão descumprindo com mais frequência as recomendações de isolamento, reunidos em grupos para aproveitar os espaços como lazer ou prática de exercícios. O que é comum e natural nessas localidades, mas que neste momento, não são aceitáveis, sendo assim fundamental a inspeção e fiscalização em diversos pontos da Cidade.

Segundo informações da Sesmu, o desligamento segue até as 22 horas, e após esse período a iluminação é restabelecida, umas vez que neste horário a maioria das pessoas já não frequenta os locais. E também por questão de segurança, para evitar que indivíduos com segundas intenções, aproveitem do desligamento das luzes para praticar atos errôneos.

“Esse é um momento delicado, no qual todos têm que fazer sua parte para que nós possamos sair dessa crise o mais rápido possível. As equipes da Guarda Metropolitana Municipal (GMP) estão nas ruas todos os dias para se fazer cumprir as normativas do resguardo social, mas a população precisa ser responsável e compreender a gravidade de não seguir as recomendações de segurança”, lembrou a superintende da Guarda Metropolitana de Palmas, Leticia Bordini.

A Sesmu e a Seisp que estão na linha de frente dessas novas medidas de contenção, informaram que os desligamentos das luzes é temporário, e é possível que a situação se repita em outros pontos da cidade, quando identificada o localidade com aglomerações de pessoas.

A população pode acionar o atendimento das forças de segurança por meio dos números no 153 e 190, ao notar que entre outras coisas, há pessoas descumprindo a política essencial de isolamento social, durante o período de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).