Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) solicitou à Secretaria Estadual de Saúde informações do quantitativo de equipamentos de proteção que estão sendo disponibilizados aos profissionais nas unidades de saúde, principalmente os que estão na linha de frente dos atendimentos aos pacientes contaminados com o novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

Segundo o sindicato, a solicitação foi devido às reclamações dos profissionais de que não estariam sendo fornecidos equipamentos adequados e suficientes para evitar o contágio de doenças infectocontagiosas.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda solicitou a SES, num prazo de 7 dias, informações sobre os EPI’s “para dar uma satisfação aos servidores que colocam suas vidas em risco para dispensar um atendimento de qualidade e eficaz aos pacientes do SUS”, disse.

O presidente reforça que os trabalhadores da saúde são essenciais para que o Estado consiga atender bem a população no quesito saúde, “para isso eles devem estar bem de saúde, logo a secretaria deve priorizar a disponibilização imediata, no início de cada plantão, os equipamentos de proteção de qualidade e quantidade como viseira, óculos, máscara, avental, propés e luvas suficientes para evitar a contaminação de doenças”, afirmou Miranda.

O sindicato ainda quer da secretaria, informações que for pertinente aos trabalhadores de sua base.

Entre as reclamações foi notificado que os profissionais estão recebendo somente uma máscara por período. “E é sabido dos gestores que este material possui uma durabilidade de no máximo três horas, o que coloca os profissionais numa situação de risco de contágio de doenças infectocontagiosas”, informa o sindicato.