Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após queda de 8,4% em janeiro, as vendas do comércio tocantinense em fevereiro apresentaram o melhor desempenho entre os estados da federação. O crescimento registrado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), na série com ajuste sazonal, foi de 15,1%. Amazonas teve a segundo melhor variação (3,5%), seguido do estado de Minas Gerais (2,7%). Já a média nacional foi de 1,2%. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, 7, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, Tocantins registrou o segundo melhor resultado, pois o aumento no volume de vendas foi de 5,1%. Mato Grosso figurou em primeiro lugar, com crescimento de 5,6%, e Minas Gerais em terceiro, com alta de 2,8%.

Comparando fevereiro de 2020, com o mesmo período do ano passado, o volume de vendas do comércio tocantinense também foi positivo. O crescimento foi de 11,8%. Considerando o comércio varejista ampliado, ainda no confronto com fevereiro de 2019, o incremento foi de 9,4%. Esses resultados colocaram o Tocantins em terceiro e primeiro lugar no ranking nacional, respectivamente.

Impacto do coronavírus

O resultado positivo de fevereiro nas vendas do comércio, que também foi verificado na média nacional, não apresenta influência da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Instituto, o impacto deste novo cenário que o país enfrenta só deve começar a ser sentido a partir de março.

Setor de serviços

No volume dos serviços, Tocantins também apresentou resultado positivo (0,8%) em fevereiro de 2020, na comparação com o mês imediatamente anterior. O estado ficou na contramão da variação observada no Brasil, na série ajustada sazonalmente, que apresentou queda de 1%. A Pesquisa Mensal do Serviços foi divulgada nesta quarta-feira, 8.

Na comparação com igual mês de 2019, o volume de serviços tocantinense registrou resultado negativo, recuando também 0,8%. No acumulado de janeiro a fevereiro de 2020, frente a igual período do ano anterior, o avanço do volume de serviços no estado foi de 4,3%.