Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Dorinha Seabra e Tiago Dimas

Dorinha Seabra e Tiago Dimas Foto: Montagem

Foto: Montagem Dorinha Seabra e Tiago Dimas Dorinha Seabra e Tiago Dimas

Os deputados federais Tiago Dimas (Podemos) e Dorinha Seabra Rezende (DEM) comentaram a proposta apresentada informalmente por Carlos Gaguim (DEM) para se estender mandatos de prefeitos e vereadores até o ano de 2022, adiando as eleições deste ano também para aquele ano, sob a justificativa de utilizar o dinheiro do fundo eleitoral para políticas de combate à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

Ambos os deputados disseram ao Conexão Tocantins que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que Gaguim alega ter apresentado, não está em tramitação na Câmara, o que inviabilizaria, segundo eles, uma analise a respeito da matéria. “Durante a crise do coronavírus, a Casa de Leis tem priorizado deliberações que versam sobre saúde pública, recuperação fiscal, auxílio aos mais vulneráveis e outras questões que enfrentam as necessidades básicas da população”, disse Dorinha.

Tiago Dimas disse que o debate a respeito das eleições de outubro próximo será inevitável, mas que o momento presente é de priorizar medidas de saúde pública. “Creio que o momento não é de pensar em questões eleitorais. Essa discussão certamente será inevitável, mas agora a nossa prioridade tem de ser medidas que ajudem ao enfrentamento da crise provocada pela pandemia no novo coronavírus. Temos uma doença que oficialmente já matou mais de 580 pessoas no país e se alastra a passos largos e, ao mesmo tempo, provoca estragos na economia”, afirmou o deputado

Na segunda-feira, 6, os deputados federais Célio Moura (PT), Eli Borges (Solidariedade), Osires Damaso (PSC), também comentaram a proposta do colega. Eles se disseram a favor da utilização do fundo eleitoral no combate à crise, mas questionaram a constitucionalidade da medida de extensão dos mandatos. 

Os parlamentares Vicentinho Júnior (PL) e Dulce Miranda (MDB) não comentaram o assunto.